Brasil

"Vai colocar dinheiro?", diz Salles a DiCaprio após críticas ao Brasil

Ativista ambiental e crítico da política de Bolsonaro para o meio-ambiente, DiCaprio usou a hashtag #AmazonOrBolsonaro em suas redes sociais

Ricardo Salles ao ator: "Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?" (Adriano Machado/Reuters)

Ricardo Salles ao ator: "Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?" (Adriano Machado/Reuters)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 10 de setembro de 2020 às 10h51.

Última atualização em 10 de setembro de 2020 às 21h28.

O Ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, respondeu em inglês ao ator Leonardo DiCaprio no Twitter após novas críticas à gestão ambiental do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta semana, DiCaprio usou a hashtag #AmazonOrBolsonaro (Amazônia ou Bolsonaro) e #Defund Bolsonaro (não financie Bolsonaro) para criticar o governo brasileiro. A hashtag era um dos assuntos mais comentados no Twitter no Brasil na manhã desta quinta-feira, 10.

"Caro @LeoDiCaprio, o Brasil está lançando o projeto de preservação 'Adote Um Parque', que permite a você ou qualquer outra empresa ou indivíduo escolher um dos 132 parques na Amazônia e parociná-lo diretamente por 10 euros por hectare por ano. Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?", escreveu o ministro na mensagem, em inglês.

A hashtag #DefundBolsonaro foi lançada após campanha global Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Uma campanha da organização afirma que empresas globais, ao não se posicionarem, estão sendo coniventes com a degradação ambiental no Brasil.

No vídeo, a campanha pergunta a "todos os cidadãos, governos e pessoas ao redor do mundo: 'De que lado você está: da Amazônia ou de Bolsonaro?" 'De que lado você está: da Amazônia ou de Bolsonaro?". O vídeo foi retuitado por DiCaprio.

O ator de "Titanic" e "O Regresso" é ativista ambiental e já havia criticado outras vezes a gestão do governo Bolsonaro. No ano passado, o presidente chegou a dizer, sem provas, que o ator doou dinheiro para "tacar fogo na Amazônia". “Agora, Leonardo Dicaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, declarou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada em novembro.

Salles também foi alvo de críticas pela gestão à frente do Ministério do Meio Ambiente. Neste ano, grupos de investidores se reuniram repetidas vezes com o governo cobrando ações mais rigorosas contra a degradação ambiental no Brasil. Na reunião ministerial cujo vídeo foi divulgado neste ano, Salles aparece dizendo que é preciso aproveitar a atenção midática frente ao coronavírus para "passar a boiada" e flexiblizar a legislação ambiental. 

Além da Amazônia, o presidente enfrenta pressão nas últimas semanas também com relação ao Pantanal, que sofre a pior temporada de queimadas de sua história e já teve 12% da área destruída, o equivalente a 12 cidades de São Paulo.

Em um vídeo que passou a circular nas redes sociais e a ser citado pela oposição, o presidente Bolsonaro aparece em uma reunião ministeral, sentado ao lado de uma criança, rindo sobre a situação do Pantanal. “Tá pegando fogo no Pantanal?”, pergunta a menina. Em resposta, Bolsonaro e participantes da reunião começam a rir — entre eles o vice-presidente Hamilton Mourão, que também lidera os esforços de combate ao desmatamento na Amazônia. Uma pessoa não identificada na sala responde que “tá pegando fogo, mas o presidente mandou dez aviões lá para ajudar a apagar”.

 

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroLeonardo DiCaprioMeio ambienteRicardo Salles

Mais de Brasil

Movimentos de Bolsonaro contra denúncia da PGR podem congestionar definição da direita para 2026

DER não recomendava estrada escolhida por motorista do acidente entre ônibus e caminhão em SP

Como consultar nome sujo no SPC e Serasa? Veja tutorial

Perfil de Moraes no X, rede social de Elon Musk, fica indisponível