Brasil

Salles diz que crítica de jornal alemão ao Brasil descreve o nazismo

Ministro do Meio Ambiente escreveu em seu Twitter que um artigo de opinião crítico ao governo Bolsonaro remete à perseguição contra judeus na Alemanha

Salles: a publicação foi criticada pela maior parte dos usuários (Valter Campanato/Agência Brasil)

Salles: a publicação foi criticada pela maior parte dos usuários (Valter Campanato/Agência Brasil)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 7 de março de 2019 às 11h09.

São Paulo — O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez uma comparação com o nazismo ao criticar uma coluna escrita pelo jornalista alemão Philipp Lichterbeck no portal de notícias Deutsche Welle (DW).

O ministro usou sua conta no Twitter, na noite desta quarta-feira (6), para criticar o texto intitulado "O projeto de Mefistófeles", no qual o jornalista afirma que o governo de Jair Bolsonaro "está caminhando para transformar o meio ambiente brasileiro num inferno".

Na publicação, Salles destacou um trecho do texto e afirmou que a descrição "se parece mais com o que a própria Alemanha fez com as crianças judias e tantos outros milhões de torturados e mortos em seus campos de concentração".

O trecho criticado pelo ministro diz: "São pessoas que agem e falam com arrogância e crueldade. São pessoas que riem quando morre uma criança de sete anos. Que comemoram quando a polícia comete massacres em favelas, quando morrem ambientalistas ou vereadoras negras. Pessoas que não conhecem a diferença entre flertar e assediar. Pessoas com relações com milícias. Pessoas que falam toda hora em Deus mas mentem, xingam e difamam. Pessoas que gritam 'zero corrupção!', mas que são corruptas."

Repercussão

Até a manhã desta quinta-feira (7), a publicação já contava com mais de 8 mil curtidas e 2,8 mil comentários. A maior parte das reações criticam a postura do ministro.

Uma das respostas é de um outro colunista do DW. "O ministro Ricardo Salles, em vez de se posicionar e dar uma resposta sobre os fatos citados na coluna, prefere atacar o passado nazista da Alemanha. Típico de alguém que não tem argumentos - desvia o foco para tentar desclassificar a matéria", escreveu Gerd Wenzel.

Um outro usuário destacou: "Há um erro na sua leitura. O texto se refere ao governo brasileiro, e não ao Brasil. Não tem sentido atacar a história da Alemanha, que lida com maturidade com seu passado, para desmerecer o jornalista."

Salles respondeu alguns dos comentários defendendo seu posicionamento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaMinistério do Meio AmbienteNazismoRicardo Salles

Mais de Brasil

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados