Brasil

Quem é Jader Filho, novo ministro das Cidades de Lula

O convite a Jader foi formalizado durante reunião de Lula com emedebistas na quarta-feira

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia novos ministros que comporão o governo. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia novos ministros que comporão o governo. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 15h05.

Última atualização em 29 de dezembro de 2022 às 15h51.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira que Jader Filho (MDB-PA) será o seu próximo ministro das Cidades. A confirmação foi dada em pronunciamento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição. O convite a Jader foi formalizado durante reunião de Lula com emedebistas na quarta-feira.

Jader Filho é empresário do setor de comunicação, presidente do MDB do Pará e é irmão do governador Hélder Barbalho, um dos principais fiadores de sua ida para o comando da pasta. Historicamente, o senador Jader Barbalho, pai de Jader Filho, faz parte do núcleo mais fiel de apoiadores de Lula dentro do MDB.

A pasta de Cidades é visada por ter ações com grande visibilidade política, que podem se reverter em ganhos eleitorais. Uma das iniciativas sob o guarda-chuva do ministério é o programa Minha Casa, Minha Vida. A distribuição de imóveis país afora rende capilaridade e exposição positiva ao titular da cadeira.

O nome de Jader Filho para o comando da pasta, no entanto, não era unanimidade dentro do partido. A cadeira de titular do Ministério das Cidades também era concorrida pelo deputado federal José Priante (PA), que tinha mais apoio da bancada na Câmara. Além disso, o posto também era disputado pelo União Brasil, outra legenda que negocia o apoio ao futuro governo.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'