Brasil

Saiba para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo

Mais de 155 milhões de eleitores participam do 1º turno municipal; no pleito de 2024, há a inclusão de um novo município

Eleições 2024: em todo o Brasil, 155.912.680 eleitores estão aptos a votar (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Eleições 2024: em todo o Brasil, 155.912.680 eleitores estão aptos a votar (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 11h01.

Neste domingo, 6 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições municipais. Em todo o Brasil, 155,9 milhões eleitores estão aptos a votar.

Dentre esse total, as mulheres representam a maioria do eleitorado, somando 81.806.914 votantes, o que corresponde a 52%. Já os homens totalizam 74.076.997 eleitores, ou 48% do total, enquanto 28.769 pessoas não informaram o gênero, representando 0,02%. Essas eleitoras e eleitores irão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios.

ACOMPANHE OS RESULTADOS PARA PREFEITURA NAS CAPITAIS

O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados de 18 a 70 anos com o título de eleitor regularizado.

Para adolescentes entre 16 e 18 anos e pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo.

Novo município

Uma novidade desta eleição é a inclusão de Boa Esperança do Norte (MT), município criado em 2023, que participa pela primeira vez com 4.243 eleitores. O Distrito Federal, Fernando de Noronha e brasileiros registrados no exterior não participam das eleições municipais, pois só votam nas eleições presidenciais. Por isso, os números do eleitorado não são comparáveis com os de pleitos gerais.

Evolução do eleitorado e horário de votação

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um crescimento de 5,4% do eleitorado em relação às eleições municipais de 2020.

As votações ocorrerão entre 8h e 17h, no horário de Brasília. Cidades com fusos diferentes devem se adequar a esse horário. Eleitores que estiverem na fila antes das 17h terão garantido o direito de votar.

Como consultar o local de votação

Eleitores podem consultar o local de votação na página de Autoatendimento Eleitoral ou no aplicativo e-Título. A versão digital do e-Título pode ser baixada ou atualizada até o sábado, 5, véspera do pleito.

Documentos necessários para votar

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou utilizar o e-Título, desde que o aplicativo mostre a foto da pessoa, o que só ocorre com o cadastramento biométrico.

Caso contrário, documentos como RG, CNH e carteira de trabalho serão aceitos. As versões digitais de RG e CNH também são válidas.

Proibições na cabina de votação

O uso de celular na cabina de votação é proibido, inclusive desligado, para garantir o sigilo do voto. Máquinas fotográficas e filmadoras também são vetadas.

Ordem de votação e colinha

Eleitores podem levar uma colinha com os números dos candidatos. Na urna, o primeiro voto é para vereador (cinco dígitos) e, em seguida, para prefeito (dois dígitos). Após confirmar ambos, a palavra “FIM” será exibida, com o tradicional som da urna

Onde acompanhar a apuração das urnas?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

yt thumbnail

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis no Google Play ou na App Store, também será possível acompanhar os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe