Brasil

Sabesp realiza testes com fumaça e corante para identificar ligações irregulares no litoral paulista

Prefeitura de Guarujá havia notificado a empresa em meio à suspeita de que o surto de virose registrado no município estivesse relacionado a ligações clandestinas de esgoto

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 12h50.

Última atualização em 14 de janeiro de 2025 às 13h51.

A Sabesp começa a realizar, a partir desta terça, inspeções nas redes de esgoto de Itanhaém e Guarujá, na Baixada Santista. De acordo com a empresa, o objetivo é identificar ligações clandestinas de despejo de água pluvial nos sistemas operados por ela. As inspeções consistem em testes de fumaça e aplicação de corante nas águas.

“Como o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem, a ocorrência de conexões irregulares é alta. Em época de chuvas fortes, entra água pluvial em excesso na rede de esgoto e pode provocar vazamentos nas ruas”, explica a companhia em nota.

A checagem ocorre pouco após a empresa ser notificada pela prefeitura do Guarujá, que reclamou das ligações clandestinas de esgoto. A suspeita da gestão municipal era de que o surto de virose registrado na última semana, identificado posteriormente como uma contaminação por novovírus, foi causado pela água do mar contaminada.

Federação de hotéis cobra Tarcísio por virose e arrastões no litoral e fala em debandada de turistas

O primeiro teste consiste na liberação de uma fumaça inofensiva à saúde, segundo a empresa, que será insuflada por bueiros. “A fumaça poderá aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, indicando possíveis problemas nas instalações, como uma ligação incorreta da rede de esgoto com a rede de águas pluviais”, diz a nota da empresa.

O segundo teste é realizado com a aplicação de um corante “inofensivo à saúde”, despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, “possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto”, explicou. “Esse tipo de teste não oferece nenhum tipo de risco à saúde dos moradores”, afirma o comunicado.

De acordo com a companhia, os testes serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que realizarão vistorias em garagens, quintais e ao longo das ruas, procurando sinais de fumaça. Caso os moradores percebam a presença de fumaça em suas residências, avisa, eles devem avisar um dos técnicos que estarão acompanhando a ação.

“É importante destacar que o teste é gratuito e não há qualquer cobrança de taxas. Caso vazamentos sejam identificados, a Sabesp irá elaborar um relatório e orientar a população sobre os reparos necessários, além de formalizar a situações junto à prefeitura.”

Acompanhe tudo sobre:Sabesp

Mais de Brasil

Meta diz que fim de checagem de fatos se aplica apenas para os EUA

Sidônio toma posse como ministro da Secretaria de Comunicação de Lula

Vai ser uma carnificina, a cidade não está preparada, diz Nunes sobre serviços de moto da 99 em SP

Moraes envia à PGR pedido de manifestação sobre ida de Bolsonaro à posse de Trump