Brasil

Sabesp propõe aumento na conta de quem aumentar consumo

Companhia vai propor um acréscimo tarifário na conta dos consumidores que aumentarem consumo de água


	Medidor mostra o nível da água na represa de Jaguari, da Sabesp, próximo de Santa Isabel
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Medidor mostra o nível da água na represa de Jaguari, da Sabesp, próximo de Santa Isabel (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 21h45.

São Paulo - A Sabesp informou nesta terça-feira, 22, por meio de comunicado, que vai propor um acréscimo tarifário na conta dos consumidores que aumentarem consumo de água. Até então, a companhia havia dito que estudava formas de implementar a medida. Segundo a nota divulgada à noite, o acréscimo ainda será regulamentado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia no Estado de São Paulo (Arsesp). A base de cálculo para o acréscimo será a média dos 12 meses de 2013. "O usuário poderá acompanhar o seu consumo através do hidrômetro de sua residência ou edifício", acrescentou a empresa.

De acordo com levantamento da Sabesp, um mês após o lançamento do bônus de 30% para quem economizou 20% de água, 76% dos paulistanos atendidos pelo Sistema Cantareira aderiram à campanha e ao consumo consciente. Desses, 37% tiveram bônus, outros 39% economizaram, mas não atingiram a meta que daria direito ao desconto e outros 24% não economizaram água.

Em 31 de março, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o bônus, antes restrito aos consumidores do Sistema Cantareira, passaria a valer também em toda a região metropolitana. "A nova iniciativa acompanha o esforço do Governo do Estado de São Paulo e da Sabesp em garantir a segurança do abastecimento na Capital e Região Metropolitana, mesmo durante a maior crise hídrica já registrada nos últimos 84 anos", informou a Sabesp.

A companhia destacou que tem adotado todas as medidas para garantir a segurança no abastecimento, tais como transferência de água dos sistemas Guarapiranga, Alto Tietê e, a partir de setembro, do Sistema Rio Grande, para abastecer áreas antes abastecidas pelo Cantareira. A empresa citou ainda o programa de bônus de 30% para quem reduzir o consumo em 20%, campanha publicitária para difundir a economia de água e obras para utilização da reserva técnica.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasSabespSaneamentoSecasServiçosTarifas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP