Brasil

Nível do Cantareira cai para 9,7% da capacidade, diz Sabesp

Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também vêm apresentando queda


	Cantareira: número representa queda de 0,1% ante o dia anterior
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Cantareira: número representa queda de 0,1% ante o dia anterior (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 17h48.

São Paulo - O nível do sistema Cantareira caiu nesta quinta-feira, 11, para 9,7% de sua capacidade, porcentual que já inclui o volume morto, também conhecido como reserva técnica.

O número representa queda de 0,1 ponto porcentual ante o dia anterior.

Na quarta-feira, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o índice ficou abaixo do patamar de 10% pela primeira vez desde que foi iniciada a utilização da reserva técnica em 16 de maio.

Para efeito de comparação da situação crítica do Cantareira, principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, há exatamente um ano, o volume de água armazenado nos mananciais correspondia a 45% de sua capacidade total, isso sem levar em conta o volume morto.

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também vêm apresentando queda.

O Alto Tietê está com um volume de 14,3% sua capacidade ante 56,6% no ano anterior. O Guarapiranga está com 55,9% frente a 80,6% há um ano.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento