Brasil

Russomano dentro; O rito no Senado…

Russomano absolvido O deputado federal Celso Russomano foi absolvido nesta terça-feira pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal no caso de peculato do qual era acusado. Russomano é pré-candidato e lidera as pesquisas para a prefeitura de São Paulo e, se fosse condenado, não poderia disputar a eleição. Ele era acusado de usar dinheiro da […]

RENAN E LEWANDOWSKI NO SENADO: a previsão é que cerca de 60 senadores votem para receber a denúncia / Jane de Araújo/Agência Senado

RENAN E LEWANDOWSKI NO SENADO: a previsão é que cerca de 60 senadores votem para receber a denúncia / Jane de Araújo/Agência Senado

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2016 às 18h50.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h20.

Russomano absolvido

O deputado federal Celso Russomano foi absolvido nesta terça-feira pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal no caso de peculato do qual era acusado. Russomano é pré-candidato e lidera as pesquisas para a prefeitura de São Paulo e, se fosse condenado, não poderia disputar a eleição. Ele era acusado de usar dinheiro da Câmara para pagar o salário de uma funcionária de sua produtora, que fazia os vídeos de seus programas de TV.

Impeachment andando

Começou às 9 horas a sessão que deve aceitar no plenário a denúncia contra Dilma Rousseff e que, na prática, transformará a presidente afastada em ré por crime de responsabilidade e poderá resultar em seu impeachment. A previsão é que a sessão dure 20 horas, mas pode ser que os senadores decidam encerrá-la às 23 horas, retornando às 9 da manhã de quarta. A previsão é que cerca de 60 senadores votem para receber a denúncia, um número maior do que os 57 que votaram pelo afastamento de Dilma no dia 11 de maio.

Lula em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Brasília nesta terça-feira para ajudar Dilma Rousseff e seus assessores na elaboração da carta que a presidente afastada pretende entregar aos senadores até a quarta-feira 10. Dilma estaria consciente de que não há como reverter seu afastamento neste momento, mas deseja divulgar a carta como um gesto político. Lula também deve se reunir com a bancada do PT no Congresso para definir a estratégia do partido após o impeachment, dado como certo até mesmo por eles.

Cunha? Só depois de Dilma

Os deputados da antiga oposição — PSDB, DEM e PSB — passaram a defender abertamente a posição que já havia sido colocada pelos partidos do chamado centrão, de dar prosseguimento ao processo de cassação de Eduardo Cunha somente após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Discretamente, era isso que o governo de Michel Temer defendia, já que tem medo de que, sem o cargo, Cunha retaliasse o presidente e outros ministros.

Mais denúncias na Lava-Jato

Procuradores da Lava-Jato denunciaram 15 pessoas por propinas de 20 milhões de reais na obra do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro. Os denunciados são executivos da Petrobras e das construtoras OAS, Carioca Engenharia, Schahin, Construbase e Construcap e são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. O valor da obra, que teve um aditivo assinado em 2008, passou de 850 milhões de reais para 1 bilhão.

Fifa abre processo contra Del Nero

A Federação Internacional de Futebol abriu um processo que pode suspender definitivamente de seus quadros o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, o paulista Marco Polo Del Nero. Como não pode viajar por causa do risco de ser preso fora do país, quem representa o Brasil lá fora é o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney. A Fifa considera a situação constrangedora e deve dar uma punição “exemplar” a Del Nero.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

'Agora começa um outro momento', diz Lula sobre conversa entre Rubio e Vieira

Defensoria do Amazonas pede ao Senado criação de CPI para investigar atuação da PF no Rio Madeira

PF cumpre 66 mandados em nova fase da operação para apurar descontos no INSS; veja os estados

Lula vence todos no 2° turno das eleições de 2026 com vantagem de 9 a 23 pontos, diz Genial/Quaest