Brasil

Russomanno lidera em SP e venceria 2º turno, diz Datafolha

Celso Russomanno aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto em São Paulo e ganharia o 2º turno contra qualquer concorrente, segundo Datafolha


	Celso Russomanno: candidato ganharia de Marta, Haddad, Erundina e Doria em um eventual segundo turno
 (Reprodução/Facebook)

Celso Russomanno: candidato ganharia de Marta, Haddad, Erundina e Doria em um eventual segundo turno (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2016 às 09h55.

O candidato Celso Russomanno (PRB) lidera a corrida à Prefeitura de São Paulo com 31% das intenções de votos e ganharia o segundo turno em todos os cenários possíveis, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 26.

Essa é a primeira aferição depois do início oficial da campanha na terça-feira da semana passada, dia 16.

A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Em seguida vem Marta Suplicy (PMDB) com 16% da preferência dos entrevistados. Depois aparecem empatados, em uma margem de erro de três pontos percentuais, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), com 10%, o atual prefeito Fernando Haddad (PT), com 8%, e o empresário João Doria (PSDB), com 5%.

Levy Fidelix (PRTB) e Major Olímpio (SD) contabilizaram 2%, cada. Já Ricardo Young (Rede) ficou com 1%. Henrique Áreas (PCO) João Bico (PSDC) e Altino (PSTU) não pontuaram.

Os votos brancos ou nulos somam 17% e 7% dos entrevistados preferiram não opinar. A pesquisa ouviu 1.092 eleitores nos dias 23 e 24 de agosto.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número SP-01183/2016.

Segundo turno

Russomanno venceria todos os cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa com Marta, ele ganharia com 51% dos votos enquanto a senadora ficaria com 32%. No último levantamento revelado pelo instituto em julho, o candidato venceria Marta com 48% ante 31%.

Russomanno também ganharia de Haddad, com 60% contra 21%, Doria, com 63% contra 16%, e Erundina, com 56% contra 29%.

Se Haddad fosse para o segundo turno, ele perderia de Marta, com 24% da preferência dos eleitores a 47%, e de Erundina, com 25% a 45%. O atual prefeito empataria tecnicamente somente com João Doria. Seriam 35% dos votos para o petista e 33% para o tucano.

Rejeição

O candidato com maior rejeição do eleitorado continua sendo Haddad, sendo que 49% falaram que não votariam nele de jeito nenhum. O índice, inclusive, subiu. Em julho era de 45%.

A segunda mais rejeitada é Marta, com 32%, e o terceiro, Levy Fidélix, com 27%. Na sequência aparecem Erundina (25%), Doria (22%), João Bico (21%) e Major Olímpio (19%). O líder da pesquisa, Russomanno, tem rejeição de 18% dos entrevistados.

Acompanhe tudo sobre:Celso Russomannocidades-brasileirasDatafolhaEleiçõesFernando HaddadJoão Doria JúniorMarta SuplicyMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosPrefeiturasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações