Brasil

Rui Costa diz que apagão 'foi erro técnico' e que há sobra de energia no país

Ele disse ainda que, ao contrário do que ocorreu no passado - quando havia mais demanda do que oferta de energia - hoje há sobra de energia no país

Brasília (DF) 16/08/2023 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa é o entrevistado do programa  Bom Dia, Ministro na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Foto: Joédson Alves/Agência Gov (Joédson Alves/Agência Brasil)

Brasília (DF) 16/08/2023 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa é o entrevistado do programa Bom Dia, Ministro na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foto: Joédson Alves/Agência Gov (Joédson Alves/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de agosto de 2023 às 11h16.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira, 16, que foi “erro técnico” e “falha técnica” o motivo do apagão que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal nesta terça-feira. Ele disse ainda que, ao contrário do que ocorreu no passado - quando havia mais demanda do que oferta de energia - hoje há sobra de energia no país.

"Foi erro técnico, falha técnica, precisa identificar o que foi que aconteceu. Espero que o mais rápido possível consigamos dizer à sociedade. O ministro cogitou, eventualmente, se não tiver respostas firmes, solicitar investigação policial", afirmou o ministro Costa, em entrevista ao programa ''Bom Dia, Ministro'', da EBC.

Em coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que pediria que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigassem as causas do apagão. O ministro disse que ainda não havia identificado se o incidente ocorreu por questão técnica ou falha humana.

Rui Costa contou que conversou na manhã desta quarta-feira com Silveira e afirmou que ambos determinaram urgência para detalhamento das causas do apagão:

"Não há razão para esse apagão, porque, em geral, a gente que viveu alguns apagões no Brasil foram períodos onde tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa, e você tinha mais demanda de energia do que oferta de energia, o que levava ao colapso do sistema. Não é o caso neste momento", disse.

Costa argumentou que não há razão para apagão no Brasil porque há sobra de energia, com reservatórios cheios e geração de energia solar e ecológica. "Não há razão, nem de oferta e nem de demanda, para ter tido esse colapso", afirma.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEnergia elétrica

Mais de Brasil

Gilmar interrompe julgamento de prisão de Collor e leva caso ao plenário principal

Bolsonaro segue estável na UTI e novos procedimentos são descartados, diz boletim médico

Congresso revogou em 2022 norma para combater fraudes com descontos no INSS

Governo de SP paga bônus aos professores da rede estadual nesta sexta; veja quem receberá