Foram confirmados Miriam Belchior e Marcus Cavalcanti (Raul Golinelli/Governo da Bahia/Reprodução)
Agência Brasil
Publicado em 22 de dezembro de 2022 às 17h10.
Última atualização em 22 de dezembro de 2022 às 17h15.
O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou hoje, 22, que a secretaria-executiva de sua pasta ficará sob a responsabilidade de Miriam Belchior. Ela foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão e presidente da Caixa Econômica Federal no governo de Dilma Rousseff.
Antes, atuou na Casa Civil, nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, e foi responsável pelo monitoramento dos projetos estratégicos do governo Federal e pela coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Miriam é mestre em administração pública e governo pela Fundação Getulio Vargas. De 1997 a 2002 foi secretária de Administração e Modernização Administrativa e posteriormente Secretária de Inclusão Social e Habitação da prefeitura de Santo André.
Em comunicado, a assessoria de Rui Costa também informou que o atual secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, comandará a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O PPI, que hoje está na estrutura do Ministério da Economia, será integrado à Casa Civil no próximo governo.
Cavalcanti é servidor público efetivo da Bahia, já ocupou diversos cargos de chefia em secretarias e autarquias do governo baiano. Está à frente da Secretaria de Infraestrutura desde 2014. Em 2010, assumiu a Superintendência de Transportes do estado. Atualmente, também preside o conselho de administração da Bahiagás.
Ele é graduado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
LEIA TAMBÉM:
Rui Costa pedirá ao governo liberação imediata de residência oficial para Lula
Nísia, Wellington Dias, Alckmin: quem são os ministros anunciados por Lula; veja lista