Defesa Civil do Rio Grande do Sul ajuda vítimas das chuvas (Divulgação/Defesa Civil RS)
Da Redação
Publicado em 4 de julho de 2014 às 19h26.
Porto alegre - O Rio Grande do Sul tem 15.670 pessoas desabrigadas por causa das enchentes que desde a semana passada atingiram 115 de seus 497 municípios.
Duas prefeituras decretaram estado de calamidade pública e 78 decretaram situação de emergência. Duas pessoas desaparecidas no final da semana passada foram encontradas mortas na quarta-feira e quinta-feira e uma terceira ainda não foi localizada.
O levantamento foi divulgado pela Defesa Civil no final da tarde desta sexta-feira, 4, e mostra números superiores aos do mesmo horário na quinta-feira, 3, quando havia 110 municípios afetados, dois estados de calamidade pública, 58 situações de emergência e 15.094 desabrigados.
Mesmo que haja previsão de chuva para este final de semana, a Defesa Civil a Defesa Civil, com base em informações do Departamento de Recursos Hídricos, espera que o nível do rio Uruguai começa a baixar neste sábado em São Borja, na fronteira com a Argentina, onde há 2.900 desabrigados, e no domingo em Itaqui, onde há 9.810 desabrigados.
Em Uruguaiana, onde há 1.566 desabrigados, a tendência é que a água suba ainda mais neste sábado e depois comece a recuar.