Tarso Genro, governador do RS: um grupo de técnicos vai decidir o tipo de decreto a ser utilizado para agilizar o atendimento dos municípios atingidos (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2012 às 14h31.
São Paulo - A estiagem já colocou 107 municípios gaúchos em situação de emergência, segundo boletim divulgado hoje pela Defesa Civil. O número de pessoas afetadas no estado chega a 460.714. Outras 35 cidades enviaram notificação preliminar de desastre (Nopred), informando sobre os problemas enfrentados pela falta de chuva, principalmente nas lavouras.
Entre os municípios abastecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sete estão em estado crítico, apesar de não estar interrompido o fornecimento de água para consumo humano.
A empresa informou que monitora permanentemente a situação dos municípios de Agudo, Vila Nova do Sul, Barra do Guarita, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Miraguaí e São Valentim.
A companhia garante que realiza melhorias operacionais para minimizar os efeitos da seca no fornecimento humano de água nas zonas urbanas. Em algumas localidades, o abastecimento está sendo complementado com caminhões pipas e equipes realizaram a perfuração de poços artesianos em algumas das cidades afetadas. (Priscila Trindade)