Brasil

RS realiza mês de acolhimento a cubanos do Mais Médicos

Médicos começaram a cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa, que está sendo organizado pela Secretaria Estadual da Saúde


	Médicos cubanos desembarcam em Brasília: após o treinamento, os médicos serão encaminhados para os demais Estados e municípios onde atuarão na atenção básica
 (José Cruz/ABr)

Médicos cubanos desembarcam em Brasília: após o treinamento, os médicos serão encaminhados para os demais Estados e municípios onde atuarão na atenção básica (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 20h29.

São Paulo - O Brasil recebeu na semana passada mais 4 mil profissionais cubanos para o programa Mais Médicos. Desses, 280 foram encaminhados para Porto Alegre, onde a partir desta quinta-feira, 13, começaram a cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa, que está sendo organizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O módulo tem duração de um mês, informa o Portal da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Após o treinamento, os médicos serão encaminhados para os demais Estados e municípios onde atuarão na atenção básica. Ainda não foram definidos pelo Ministério da Saúde quantos desses ficarão, depois da etapa, definitivamente no RS.

Mas a tendência é que sejam privilegiados os municípios que se inscreveram no programa e que ainda não haviam sido beneficiados. Atualmente, o Estado conta com 589 médicos do programa (entre brasileiros, com registro profissional de outros países e pelo convênio com Cuba).

Neste que é quarto ciclo do programa, Porto Alegre passou a fazer parte das seis cidades sede do Acolhimento Pedagógico e Avaliações dos médicos do convênio Brasil-Cuba. As outras cidades são: São Paulo, Brasília, Guarapari, Fortaleza e Gravatá (PE). Ao longo do mês, os médicos terão aulas de português, sobre o Sistema Único de Saúde e questões clínicas mais específicas do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMédicosRio Grande do SulSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas

Lula mantém Nísia na Saúde, mas cobra marca própria no ministério

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi