Brasil

RS confirma dois casos de superbactérias NDM

Essa é a primeira vez que o microrganismo considerado altamente resistente a antibióticos é registrado no Brasil


	A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou dois casos da superbactéria New Delhi Metallobetalactamase (NDM)
 (Bodo Marks/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou dois casos da superbactéria New Delhi Metallobetalactamase (NDM) (Bodo Marks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2013 às 14h56.

São Paulo - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou dois casos da superbactéria New Delhi Metallobetalactamase (NDM).

Essa é a primeira vez que o microrganismo considerado altamente resistente a antibióticos é registrado no Brasil. Os pacientes foram detectados em março deste ano no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

De acordo com a SES, a presença dos dois pacientes na emergência do hospital é o único vínculo epidemiológico encontrado até o momento. Um dos casos foi identificado como infecção e o outro como colonização (infecção generalizada) pela bactéria NDM. Ambos estão isolados.

A NDM foi descrita pela primeira vez em 2009, com um caso na Índia. A Secretaria informou que já notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Ministério da Saúde e todos os estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul.

Em nota técnica encaminhada aos órgãos, a SES diz que a superbactéria está "associada ao aumento da morbidade e mortalidade nas infecções relacionadas à assistência à saúde".

Acompanhe tudo sobre:DoençasInfecções bacterianasRio Grande do SulSaúde

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular