Brasil

Rosa Weber divulga pauta de julgamentos da Corte para setembro

Na próxima quinta-feira, 15, o tribunal julga alterações na lei que permitem a oferta de serviços interestaduais de ônibus sem licitação, apenas por autorização

Veja a agenda da nova presidente do STF (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr/Agência Brasil)

Veja a agenda da nova presidente do STF (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de setembro de 2022 às 20h46.

Recém-empossada, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, divulgou nesta terça-feira, 13, a pauta de julgamentos da Corte para setembro.

Na primeira sessão com Rosa na presidência, na próxima quarta-feira, 14, os ministros devem julgar ação contra suposta omissão da União em repassar recursos de cerca de R$ 1,5 bilhão para o Fundo Amazônia e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima). Também avaliam se a indenização por desapropriação por necessidade pública deve ser paga em dinheiro ou entrar na fila dos precatórios.

Na próxima quinta-feira, 15, o tribunal julga alterações na lei que permitem a oferta de serviços interestaduais de ônibus sem licitação, apenas por autorização. As alterações beneficiam empresas como Buser e Flixbus, mas são criticadas pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip).

No mesmo dia, o plenário julga ação contra o dispositivo do Estatuto da Juventude que garante gratuidade nos ônibus interestaduais a jovens de baixa renda.

No dia 21 de setembro, a Corte analisa embargos de declaração opostos nas ações que tratam da proibição, da exploração, da produção e da comercialização do amianto no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Documentos mostram que 70% do orçamento secreto continua secreto

Ministra Rosa Weber assume presidência do STF

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Rosa Weber

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa