Caiado: Para 75%, o atual governador merece apontar um sucessor, ante 18% dos que avaliam que não e 7% dos que não sabem ou não responderam (Um Brasil/Divulgação)
Repórter
Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 07h04.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem aprovação de 86% dos eleitores do estado de Goiás e reprovação de 9%, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27. O estudo indica que 5% dos eleitores goianos não souberam ou não quiseram responder.
O percentual de aprovação indica uma oscilação negativa de dois pontos na comparação com a pesquisa anterior, de dezembro, quando Caiado tinha 88%. O percentual dos que avaliam a gestão como positiva, contudo, segue estável em 74%. Entre os que avaliam como regular passou de 18% para 17%.
As menções negativas somam 4%, mesmo percentual dos últimos dois meses. Os que não sabem ou não responderam são 5%.
O governador de Goiás vai bem em praticamente todos os recortes demográficos da população. Assim como entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-mandatário, derrotado em 2022, Jair Bolsonaro.
Caiado tem 73% das avaliações positivas entre os que elegeram petista e 79% entre os votaram no então candidato à reeleição do PL.
O estudo foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 1.104 eleitores de Goiás. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ao final de 2025, o governador completará sete anos de gestão à frente do poder Executivo de Goiás. Reeleito em 2022, ele não poderá concorrer, mas, de acordo com a pesquisa Quaest, deve ter êxito ao indicar um sucessor.
Para 75%, o atual governador merece apontar um aliado, ante 18% dos que avaliam que não e 7% dos que não sabem ou não responderam.
O nome com maior percentual de intenção de voto para a corrida a governador em 2026 é o de Daniel Vilela (MDB), indicado por 24%. Em seguida aparece Marconi Perillo (PSDB) com 15%. Em terceiro, aparecem empatados pela margem de erro, Adriana Accorsi (PT), com 8%, Vanderlan Cardoso (PSD), 7%, Gustavo Gayer (PL), com 6%, e Wilder Morais (PL), 3%.
Os indecisos somam 18% e os votos branco, nulo ou que não votarão são 19%.
A um ano da eleição para a Presidência da República, caiado já sinalizou que pretende concorrer ao cargo. A aprovação do governador superou a de Lula. Segundo o estudo da Quaest, divulgada nesta quarta, 26, o petista tem 28% de aprovação em Goiás e 70% de desaprovação.