Brasil

Romário protocola projeto de lei 'Juliana Marins' para repatriação de brasileiros mortos no exterior

Senador pediu que Itamaraty abra exceção diante da morte da publicitária e custeie o translado do corpo da niteroiense; jovem foi encontrada sem vida nesta terça-feira, 24

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de junho de 2025 às 19h38.

Última atualização em 25 de junho de 2025 às 19h43.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Após a morte da publicitária Juliana Marins, na Indonésia, o senador Romário (PL-RJ) protocolou um projeto de lei que prevê a repatriação de brasileiros mortos no exterior. Na proposta, o parlamentar pede que o governo federal arque com os custos de translado ou cremação, em "situações excepcionais e com base em critérios de vulnerabilidade".

Diante da omissão legal, Romário protocolou, nesta quarta-feira, 25, um projeto de lei para permitir que o governo federal, em situações excepcionais e com base em critérios de vulnerabilidade, possa arcar com os custos do traslado ou da cremação de brasileiros que morrem no exterior. O projeto prevê filtros rígidos, transparência e mecanismos de controle para evitar fraudes, além de seguir o exemplo de países que já adotam políticas semelhantes.

"Para jamais esquecermos a dor dessa família, que terá de arcar sozinha com todas as despesas para trazer o corpo da filha para o último adeus, vou trabalhar pela aprovação célere da Lei Juliana Marins. Não se trata de um benefício automático, mas de garantir dignidade. O Estado não pode cruzar os braços quando uma família brasileira enfrenta uma tragédia do outro lado do mundo sem nenhum apoio", reforçou o senador.

"O Brasil precisa ter instrumentos para agir com humanidade quando um cidadão perde a vida no exterior e a família não tem meios de trazer esse corpo de volta. Isso não pode depender de vaquinha nem de sorte. É papel do Estado agir com responsabilidade e compaixão", acrescentou o ex-jogador de futebol.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaTurismoRomárioItamaratyGoverno Lula

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades