Brasil

Rodrigo Maia define mudança para o MDB, mas "questão jurídica" ainda impede filiação

Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, precisa do aval do DEM, atual partido, para concluir mudança e preservar mandato

Maia ainda precisa conversar com lideranças do MDB no Rio para avaliar o espaço que ocuparia na legenda (Adriano Machado/Reuters)

Maia ainda precisa conversar com lideranças do MDB no Rio para avaliar o espaço que ocuparia na legenda (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 16 de março de 2021 às 07h46.

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) decidiu que vai se filiar ao MDB, mas uma discussão jurídica ainda trava a oficialização. Para preservar o mandato parlamentar, Maia precisa do aval do DEM antes que a mudança seja concretizada. Caso a atual sigla não abra o caminho para troca, o deputado avalia entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para sair do DEM por "justa causa", o que permitiria a mudança de legenda sem a perda da cadeira na Câmara.

No domingo, à revista “Veja”, o ex-presidente da Câmara disse que a ida ao MDB já estava sacramentada – ele chegou a conversar com outros partidos, como PSL e Cidadania. Nesta segunda, no entanto, Maia foi mais comedido. O presidente do MDB, Baleia Rossi, disse que o entrave é apenas jurídico.

— Ele (Maia) será muito bem-vindo ao partido (MDB). Já fizemos o convite. Agora é aguardar a questão jurídica da possibilidade de sair do DEM — disse Rossi ao GLOBO.

Maia, nesta segunda, mudou o tom e evitou tratar o assunto como finalizado enquanto a barreira não for superada.

— Não vou tratar disso. Ainda preciso decidir — disse o ex-presidente da Câmara.

Maia ainda precisa conversar com lideranças do MDB no Rio para avaliar o espaço que ocuparia na legenda. Rossi, porém, diz que já há um alinhamento.

— Já avançamos bastante com as lideranças do Rio. Vamos marcar conversas presenciais quando sair da fase vermelha (do controle da pandemia). Mas todos ficaram felizes com a possibilidade da filiação. O Rodrigo Maia é um grande quadro da política nacional.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroRodrigo MaiaDemocratas (DEM)

Mais de Brasil

Senado vota pauta com impacto fiscal bilionário após indicação de Messias

Comissão da Assembleia de Minas prova PL que autoriza privatização da Copasa

Alcolumbre: Senado votará indicação de Messias 'no momento oportuno'

1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro em decisão unânime