Brasil

Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso nos dias 19 e 20; entenda

Rodízio de veículos será suspenso em São Paulo durante o feriado de Corpus Christi, mas outras restrições seguem em vigor

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 18 de junho de 2025 às 11h05.

O rodízio municipal de veículos em São Paulo ficará suspenso nesta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, de junho de 2025. A suspensão na quinta-feira ocorre em razão do feriado de Corpus Christi, quando, conforme a legislação vigente, o rodízio e outras restrições de trânsito não são aplicados na cidade.

Já na sexta-feira, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), decidiu suspender o rodízio para carros em função do feriado prolongado, permitindo maior mobilidade aos motoristas.

Restrições que continuam em vigor

Apesar da suspensão do rodízio para veículos de passeio na sexta-feira, outras restrições permanecem ativas, como o rodízio para veículos pesados (caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Além disso, as faixas exclusivas para ônibus continuam em funcionamento normal, garantindo prioridade ao transporte público.

Horários e tabela do rodízio de veículos

O rodízio de veículos em São Paulo normalmente funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h, restringindo a circulação de carros com determinados finais de placa no chamado Centro Expandido da cidade.

A tabela de restrição por dia da semana é a seguinte: segunda-feira placas com finais 1 e 2; terça-feira 3 e 4; quarta-feira 5 e 6; quinta-feira 7 e 8; e sexta-feira 9 e 0.

Objetivo da suspensão e medidas complementares

A suspensão do rodízio em feriados prolongados como este visa facilitar o deslocamento dos motoristas e reduzir o impacto no trânsito durante períodos em que a mobilidade urbana costuma ser diferente dos dias úteis. Além disso, a Ciclofaixa de Lazer será ativada no feriado de Corpus Christi e no domingo seguinte, 22, embora alguns trechos possam ser afetados por eventos programados na cidade, como a Marcha para Jesus e a Parada LGBT+.

Para quem precisa de informações em tempo real sobre o trânsito, ocorrências ou remoções, a CET recomenda o contato pelo telefone 156 ou a consulta aos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Rodízio de veículosFeriadosEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Tornado no Paraná ganha destaque na imprensa internacional

Rio Bonito do Iguaçu tem mais de mil pessoas desalojadas ou desabrigadas

Enem 2025: 4,8 milhões participam do 1º dia de prova; veja horários e regras

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2025? Veja as datas