Brasil

Roberto Jefferson é internado no Rio para cirurgia

A operação já estava programada, informou a filha de Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB)


	Roberto Jefferson: em outubro, Jefferson foi internado para colocação de uma espécie de bomba de alargamento no canal biliar, para reverter o estreitamento
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Roberto Jefferson: em outubro, Jefferson foi internado para colocação de uma espécie de bomba de alargamento no canal biliar, para reverter o estreitamento (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 16h58.

Rio - Presidente de honra do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, de 62 anos, condenado pelo mensalão, foi internado nesta terça-feira, 17, no Hospital Americas Medical, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para a correção de sequela deixada pela cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas, ocorrida há três anos.

A operação já estava programada, informou a filha de Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB).

Jefferson está sendo operado para tratar de estreitamento do canal que transporta a bile, o colédoco. Em 2012, o ex-parlamentar foi diagnosticado com um tumor maligno no pâncreas.

Na cirurgia, realizada em julho, ele teve o órgão afetado retirado, além de parte do estômago, duodeno e canal biliar.

"Na cicatriz do canal biliar, houve um estreitamento e isso impediu a bile de escoar. Ele começou a ter infecções e febre. Foi difícil descobrir o que havia acontecido porque é uma coisa mínima, que os exames não mostravam. Tivemos de revirá-lo de cabeça para baixo", contou Cristiane.

Em outubro, Jefferson foi internado para colocação de uma espécie de bomba de alargamento no canal biliar, para reverter o estreitamento.

A cirurgia ocorreu por videolaparoscopia (procedimento não invasivo, em que não é necessário abrir o abdome).

Nesta terça-feira, ele voltou ao hospital para nova videolaparoscopia para acompanhamento - se houve o alargamento do canal, o equipamento é retirado. Ele deve permanecer internado por uma semana.

"É um procedimento muito doloroso, a videolaparoscopia é feita através das costelas.

Da outra vez, comprimiu nervos, ele ficou com dificuldade de respirar, havia risco de pleurite (inflamação na membrana que encobre o pulmão).

Por isso ele deve ficar internado ainda por uns dias. Foi a primeira cirurgia depois da operação do câncer e eu espero que seja a última", disse Cristiane.

Jefferson é apontado como o delator do esquema de compra de votos de parlamentares ocorridos no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva e cumpre prisão domiciliar.

Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, o ex-parlamentar cumpriu oito meses em regime fechado em presídio em Niterói, na Região Metropolitana, foi transferido ao semiaberto e desde maio cumpre prisão domiciliar.

Nesse mesmo mês, casou-se com a enfermeira Ana Lúcia Novas, de 46 anos, com quem vive há 13.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesMensalãoPolítica no BrasilSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas