Brasil

Roberto Cláudio, do PSB, é eleito prefeito de Fortaleza

Com 97,33% das seções apuradas, o socialista tem 53,19% dos votos


	Roberto Cláudio (PSB) durante mini-carreata no Conjunto Ceará
 (Reprodução)

Roberto Cláudio (PSB) durante mini-carreata no Conjunto Ceará (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 19h07.

28 Out - O candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio, venceu a disputa pelo comando da capital cearense neste segundo turno e impôs uma derrota ao petista Elmano de Freitas, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 97,33 por cento das seções apuradas, o socialista tem 53,19 por cento dos votos, enquanto Elmano de Freitas, recebeu 46,81 por cento.

Roberto Cláudio teve como padrinho o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), neste que foi mais um palco de embates entre PT e PSB.

A vitória em Fortaleza é considerada por socialistas a joia da coroa neste segundo turno, enquanto, para o PT, o resultado demonstra a perda de espaço da legenda no Nordeste.

As duas legendas estiveram em posições opostas em algumas cidades como Belo Horizonte, que teve o candidato socialista Marcio Lacerda eleito já no primeiro turno, e Recife, que elegeu Geraldo Julio também na primeira rodada.

A corrida em Fortaleza foi acirrada e marcada por ataques entre os dois candidatos, o que inclusive motivou a presidente Dilma Rousseff a manter distância da campanha.

Ela sequer gravou mensagens de apoio a Elmano. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez comício nessa semana para apoiar o petista.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2012FortalezaPartidos políticosPolítica no BrasilPSB – Partido Socialista Brasileiro

Mais de Brasil

Câmara do Rio aprova o armamento da Guarda Municipal em 1º debate; decisão será daqui a dez dias

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo