Brasil

RJ receberá até 350 mil turistas estrangeiros nas Olimpíadas

Na Copa do Mundo, foram 1 milhão de estrangeiros, mas divididos entre as 12 cidades-sede da competição

Ao fazer o cálculo para os Jogos Olímpicos do Rio, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, lembrou que, na Copa do Mundo, as 12 cidades-sedes  receberam 1 milhão de visitantes estrangeiros  (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Ao fazer o cálculo para os Jogos Olímpicos do Rio, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, lembrou que, na Copa do Mundo, as 12 cidades-sedes receberam 1 milhão de visitantes estrangeiros (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 13h42.

Rio de Janeiro - Entre 250 mil e 350 mil turistas estrangeiros são esperados na cidade do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A estimativa é do ministro do Turismo, Vinícius Lages ao participar hoje (3) no centro do Rio, da abertura do Seminário de Turismo para os Jogos Olímpicos de 2016.

Na Copa do Mundo, foram 1 milhão de estrangeiros, mas divididos entre as 12 cidades-sede da competição. Segundo o ministro, o mais importante, no entanto, é aproveitar a superexposição que a cidade terá antes e durante os Jogos para impulsionar o turismo nacional.

“O Brasil já recebe cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Acreditamos que os esforços dos Jogos Olímpicos e o promocional antecipando o ano olímpico do turismo, esperamos trazer muito mais. Pelo menos até o final de 2016, esperamos ter 6,5 milhões de turistas visitando o Brasil”, disse.

Uma das apostas do Brasil é investir no turismo gastronômico. “O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e precisa se projetar gastronomicamente. Diferentemente do México, Peru, da França, Espanha e Itália, não somos um país que tem apelo gastronômico estabelecido no mundo. Queremos mostrar que o Brasil não só produz alimento como também alta gastronomia”, afirmou o ministro.

Lages disse que discutiu ontem (2) com representantes do Ministério das Relações Exteriores medidas para facilitar a concessão de vistos para turistas que venham assistir os Jogos. Segundo ele, o ministro Mauro Vieira se mostrou receptivo.

“Tem a questão da taxa [do custo para o visto] quanto de simplificação de procedimentos. A ideia é que esta facilitação seja um dos instrumentos de promoção. O Brasil precisa se posicionar para o mundo como um país que é fácil de se viajar. Espero já na semana que vem ter o encaminhamento de uma proposta. Se tiver alguma iniciativa que passe pelo parlamento, poderemos juntos defender isto”, disse.

Questionado sobre os recentes casos de balas perdidas na cidade, o ministro disse que, nas pesquisas feitas pelo Ministério com os visitantes, a segurança pública nunca aparece entre os principais problemas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de JaneiroTurismo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas