Brasil

Mamógrafo móvel inicia atendimento no norte do Rio

Desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, o mamógrafo móvel já atendeu 5,2 mil pacientes


	Enfermeira conduz uma paciente durante mamografia
 (Mychele Daniau/AFP)

Enfermeira conduz uma paciente durante mamografia (Mychele Daniau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 20h34.

São Paulo - O mamógrafo móvel do governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou atendimento em municípios do norte fluminense.

A cidade de São Francisco de Itabapoana recebe a Unidade Móvel de Mamografia entre os dias 25 de junho e 9 de julho, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.

A unidade móvel ficará na Rodovia Afonso Celso, 51, em frente ao Centro Municipal de Fisioterapia. O mamógrafo, montado em uma carreta, também atenderá pacientes dos municípios de São Fidélis, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

Desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, o mamógrafo móvel já atendeu 5,2 mil pacientes, realizando mais de 5 mil exames. 

Todo o atendimento é previamente agendado pela Secretaria de Saúde de cada município, que também fica responsável pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias.

O aparelho disponibiliza, segundo o portal da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) - e também realiza biópsias mamárias caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento.

A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano.

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP