Brasil

Jan/2013: Fortuna de pastores brasileiros chama a atenção da Forbes

Revista de negócios, famosa pelas listas dos homens mais ricos do mundo, aborda a "multimilionária" riqueza dos pastores. Edir Macedo aparece em 1º

Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus: fortuna de líderes evangélicos chamou atenção da Forbes, que adora listas de bi e milionários (Ricardo Stuckert/PR)

Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus: fortuna de líderes evangélicos chamou atenção da Forbes, que adora listas de bi e milionários (Ricardo Stuckert/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2013 às 15h37.

Última atualização em 24 de junho de 2019 às 07h06.

São Paulo – A revista americana Forbes - sinônimo de listas das pessoas mais ricas do mundo - debruçou-se sobre a fortuna dos “multimilionários” líderes evangélicos brasileiros. Para a Forbes, a indústria da fé é um “negócio altamente lucrativo” no Brasil, liderada pelo chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo (veja lista abaixo).

“A religião sempre foi um negócio rentável. E se acontecer de você ser um pregador evangélico brasileiro, as chances de ganhar na loteria celestial são realmente muito altas hoje em dia”, diz a matéria.

O bispo Edir Macedo lidera a lista da publicação com uma fortuna estimada em 950 milhões de dólares, com um grupo que conta ainda com a Rede Record, a Folha Universal, uma gravadora, entre outros.

O segundo lugar na lista é o ex-Universal Valdemiro Santiago, que dirige a Igreja Mundial do Poder de Deus, com fortuna estimada em 220 milhões de dólares.

O levantamento da Forbes não adota a mesma metodologia usada para chegar à fortuna dos nomes mais ricos do mundo. A reportagem se amparou em dados de revistas brasileiras, principalmente, assim como do Ministério Público e da Polícia Federal, também publicados pela mídia. Não revela, assim, nada que já não tivesse saído no país.

A Forbes afirma que o aumento da fortuna dos pastores ocorreu junto com o crescimento da religião evangélica no país. Ascensão esta possível, segundo a publicação, com o fenômeno da classe C, de pessoas que “encontraram na religião uma forma de serem gratas por sua sorte, assim como uma desculpa para desfrutar do novo status na sociedade, sem culpas”.

PastorIgrejaFortuna, segundo pesquisa da Forbes (em milhões de dólares)
Edir MacedoIgreja Universal do Reino de Deus950
Valdemiro SantiagoIgreja Mundial do Poder de Deus220
Silas MalafaiaIgreja Assembleia de Deus150
R. R. SoaresIgreja Internacional da Graça de Deus125
Estevam e Sonia HernandesIgreja Renascer em Cristo65

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEvangélicosListas da ForbesMilionáriosReligião

Mais de Brasil

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA

Rio de Janeiro terá 'megaferiado' de seis dias por causa da Cúpula do G20