Brasil

Rios atingem cota de inundação no RS, e famílias começam a ser levadas para abrigos

Em Lajeado, expectativa é de que cerca de 180 pessoas sejam encaminhadas ao abrigo instalado no Parque do Imigrante

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de junho de 2025 às 19h32.

Última atualização em 29 de junho de 2025 às 19h33.

O nível do Rio Taquari superou os 19 metros da cota de inundação nas cidades de Lajeado e Estrela, na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, neste domingo (29). Com a cheia, o governo estadual começou a remover moradores de áreas de risco e encaminhá-los a abrigos.

Em Lajeado, no final da manhã, começaram a ser deslocadas para abrigos as famílias que vivem em áreas com cota de inundação de até 21 metros. Durante a tarde, a previsão era de que também fossem retiradas aquelas em locais com cota de 23 metros. A expectativa é de que cerca de 180 pessoas sejam encaminhadas ao abrigo instalado no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Em Roca Sales, o Hospital Roque Gonzales evacuou os pacientes de forma preventiva, mantendo apenas o pronto atendimento. Casos novos que demandam internação foram remanejados para outros hospitais da região.

A unidade contava com seis pacientes de saúde mental, sendo que dois foram transferidos para outros hospitais e os demais encaminhados para suas casas, com acompanhamento psicológico nos municípios de residência. Havia ainda dois pacientes clínicos: um foi realocado para o Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, e outro continuou o tratamento com oxigênio em casa.

Em todo o Rio Grande do Sul, são 1.314 pessoas desabrigadas acolhidas por 36 abrigos em 21 cidades, de acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Desde o início das fortes chuvas que atingiram o estado no mês de junho, cinco pessoas morreram uma segue desaparecida.

Em Taquara, o Rio Paranhana ultrapassou a cota de inundação às 15h deste domingo, ao atingir 5,02 metros de altura.

Já em São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Rio Caí também transbordou no início da tarde. Às 15h, o nível do rio era de 11,50 metros — quase um metro acima da cota de inundação, que é de 10,58 metros. Segundo a prefeitura, a expectativa é de que o volume continue subindo e possa chegar a 13,50 metros.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEnchentes no RS

Mais de Brasil

Reforma administrativa: veja os principais pontos dos projetos que atingem servidores

Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos por Israel em flotilha humanitária

Ministro da Saúde recomenda evitar destilados sem 'absoluta certeza' da origem

Intoxicação por metanol: Polícia de SP prende duas mulheres com uísque falsificado em Dobrada (SP)