Brasil

Rio vai oferecer vacina contra catapora para crianças

A vacina foi incluída na tríplice viral, que protege a criança do sarampo, da caxumba e da rubéola

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 17h34.

Rio de Janeiro - A vacina contra a catapora (varicela) começa a ser oferecida a partir de 1º de outubro em todas as clínicas da Família e nos centros municipais de Saúde do município do Rio.

A vacina foi incluída na tríplice viral, que protege a criança do sarampo, da caxumba e da rubéola. O alvo da vacinação, segundo a Secretaria de Saúde, são crianças com 15 meses de idade e que já tenham tomado a primeira aplicação da tríplice viral. Cerca de 17 mil doses estarão disponíveis nos locais de vacinação nos meses de outubro e novembro.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Lemos, explicou que "a catapora é uma doença aguda e altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas que são chamadas de vesículas, podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas sistêmicos leves. As principais complicações são infecções secundárias na pele, podendo levar à hospitalização e, mais raramente, sequelas neurológicas".

Ainda de acordo com Cristina Lemos, "foram registrados no Brasil, entre os anos de 2008 a 2012, 45.495 internações por varicela, com uma média anual de 9.099 casos. O maior número de hospitalizações concentra-se na faixa etária de 1 a 4 anos. O menor número aparece nas crianças até 1 ano e entre as crianças de 5 a 9 anos", disse.

A Secretaria Municipal de Saúde não informou o número de casos de catapora e de mortes registrados no Rio entre os anos de 2008 e 2012. A vacina, que raramente causa reação alérgica, agora faz parte do calendário básico de vacinação infantil e tem 97% de eficácia.

A secretaria estima uma aplicação de mais de 7 mil doses da tetra viral por mês, no município do Rio de Janeiro. Além disso, com a inclusão da vacina contra a catapora, o órgão calcula uma redução de 80% nas hospitalizações pela doença.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de JaneiroSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026