Rio - Mais um assalto com arma branca foi registrado no Rio. A vítima o compositor Josué Naval, de 55 anos, ferido a faca na manhã desta domingo após um assalto dentro de um ônibus municipal, no Centro da cidade, que fazia a linha Marechal Hermes - Castelo, na altura da Catedral Metropolitana. Com isso sobe para 9 o número de vítimas de ataques a faca no Rio apenas na última semana.
Segundo o relato prestado à 5ª Delegacia da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada, o compositor ficou ferido após uma luta com o assaltante dentro do ônibus. A vítima foi atingida no braço e encaminhada para o hospital municipal Souza Aguiar, também no Centro. O assaltante foi detido por policiais militares no local.
O Rio enfrenta uma onda de assaltos com arma branca. Na sexta-feira, 22, uma turista chilena foi esfaqueada no pescoço também após ser assaltada, no bairro da Glória.
Na terça-feira, 19, um médico foi morto na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul. O caso foi lembrado nesta manhã em protesto de ciclistas.
-
1. Violentos e perigosos
zoom_out_map
1/11 (Fergregory/Thinkstock/Thinkstock)
São Paulo – Todos os anos, ao menos 437 mil pessoas são assassinadas em todo o planeta, uma média global de seis em cada 100 mil pessoas. Os dados são do Observatório de Homicídios, uma ferramenta interativa lançada nesta semana pelo Instituto Igarapé e que tem como objetivo manter um registro atualizado sobre os homicídios em 219 países e territórios desde o ano 2000. A partir do levantamento e a análise de dados de entidades internacionais e do próprio Instituto Igarape, especialistas do Observatório produziram um ranking que mostra quais países têm as mais altas taxas deste crime. Com o auxílio do Observatório, EXAME.com compilou os dados disponíveis dos países que constam entre os mais violentos para montar um perfil de cada um deles. Nele, é possível verificar, por exemplo, quais tipos de armas são as mais usadas e qual faixa etária da população é a mais afetada por tal. Veja abaixo como estão organizadas as informações:
Vários locais da América Latina e do Caribe estão presentes nesta lista. De acordo com o Observatório, muitos deles contam com taxas que superam com folga a marca de 30 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é este o número de homicídios observados em países que vivem situações de guerras. Confira nas imagens.
-
2. Honduras
zoom_out_map
2/11 (Spencer Platt/Getty Images/Reuters)
-
3. Venezuela
zoom_out_map
3/11 (Reuters/Reuters)
-
4. Belize
zoom_out_map
4/11 (WikimediaCommons/Reuters)
-
5. Jamaica
zoom_out_map
5/11 (Cristina Xu/Flickr/Creative Commons/Reuters)
-
6. Ilhas Virgens Americanas
zoom_out_map
6/11 (Juanpdp/Wikimedia Commons/Reuters)
-
7. Lesoto
zoom_out_map
7/11 (OER Africa/Wikimedia Commons/Reuters)
-
8. El Salvador
zoom_out_map
8/11 (Reuters/Reuters)
-
9. Anguilla
zoom_out_map
9/11 (WikimediaCommons/Reuters)
-
10. Guatemala
zoom_out_map
10/11 (Reuters/Reuters)
-
11. Colômbia
zoom_out_map
11/11 (Reuters/Reuters)