Rio solicitou 440 respiradores, 500 camas e quase 3,8 milhões de remédios (Andre Coelho/Bloomberg/Getty Images)
Agência O Globo
Publicado em 24 de março de 2021 às 10h23.
Diante da pressão por mais leitos, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, pediu ao Ministério da Saúde a doação de equipamentos e medicamentos. No documento obtido pelo GLOBO, a lista mostra a solicitação de 440 respiradores, 500 camas e quase 3,8 milhões de remédios.
No ofício, o secretário diz que os equipamentos e insumos serão usados em unidades de saúde geridas pelo estado e pelos municípios.
"Considerando que a situação é complexa e demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a serem efetivadas por intermédio da conjunção de esforços de todos os entes federados; e considerando o recente aumento do número de casos no Estado do Rio de Janeiro, com o consequente crescimento da demanda por leitos; Dirigimo-nos a V. Exa para solicitar os vossos bons préstimos no sentido de promover a doação dos equipamentos e medicamentos abaixo relacionados, a serem destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, nas unidades de saúde estaduais e municipais do Rio de Janeiro", diz trecho do documento assinado por Chaves.