Brasil

Rio Grande do Sul tem 126 municípios afetados pelas chuvas, mas número de pessoas desalojadas cai

Defesa Civil alerta para chegada de onda de frio a partir desta segunda-feira

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de junho de 2025 às 11h34.

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo desta semana afetaram 126 municípios até a manhã deste domingo, de acordo com último balanço divulgado pela Defesa Civil. O número de pessoas desalojadas reduziu de 6.018 para 5.958. No total, foram resgatadas 733 pessoas e 139 animais.

O número de municípios afetados aumentou um, sendo 20 em estado de emergência, e Jaguari em estado de calamidade pública.

Após uma semana de alerta, alguns rios do estado começam a retomar à normalidade, caso do Taquari, no trecho entre Santa Tereza a Estrela/Lajeado. Outra área do Taquari, entre Bom Retiro do Sul a Porto Mariante, Caí e Quaraí estão em estado de atenção, mas com tendência de declínio.

Ainda segundo a Defesa Civil o Guaíba, em Porto Alegre e região, está em cota de atenção e com níveis elevados nos próximos dias. No entanto, não há expectativa de atingir a inundação no Cais Mauá ou Gasômetro. Nesta sexta-feira, o Departamento de Água e Esgotos decidiu fechar preventivamente três comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre.

 

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulChuvas

Mais de Brasil

Riocard: veja como pedir o reembolso do saldo com mudança para o Jaé no Rio

Marcos do Val é alvo de operação da PF e terá que colocar tornozeleira eletrônica

Mesmo com isenções, Região Sul é a mais afetada pelo tarifaço e estados correm para mitigar impactos

População envelhece, e escolas municipais já têm mais vagas que alunos