Brasil

No Rio, Garotinho lidera Ibope com 28%; Pezão tem 18%

Tecnicamente, Pezão e Crivella e Pezão estão empatados, já que a margem de erro máxima do levantamento é de 3 pontos porcentuais

Anthony Garotinho candidato do PR ao governo do Rio de Janeiro faz corpo a corpo em Itaboraí, litoral Fluminense (Inácio Teixeira/Coperphoto)

Anthony Garotinho candidato do PR ao governo do Rio de Janeiro faz corpo a corpo em Itaboraí, litoral Fluminense (Inácio Teixeira/Coperphoto)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 20h45.

Rio - A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 26, no RJTV da TV Globo aponta que o deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem 28% das intenções de voto para a disputa do governo do Rio de Janeiro.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aparece com 18%, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB) com 16% e Lindbergh Faria (PT), com 12%.

Tecnicamente, Pezão e Crivella e Pezão estão empatados, já que a margem de erro máxima do levantamento é de 3 pontos porcentuais. O candidato Tarcísio Motta (PSOL) soma 3% das intenções de voto.

Já Dayse Oliveira (PSTU) Ney Nunes (PCB) têm 1% cada. Os votos em branco ou nulos somam 15% e 6% não souberam informar ou não responderam.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores de 23 a 25 de agosto, em 38 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob número RJ 0022/2014. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

A pesquisa simulou um segundo turno entre os candidatos Garotinho e Crivella. Nesse cenário, Garotinho tem 34% das intenções de voto e Crivella, 33%.

Os votos brancos e nulos somam 27% das intenções de voto. Entre os pesquisados, 5% não souberam responder ou não responderam.

No cenário em que a disputa no segundo turno fosse entre Garotinho e Pezão, o candidato do PR tem 38% das intenções de voto e Pezão tem 31%. Os votos em branco ou nulos seriam 25%, enquanto 5% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

Já em um segundo turno entre Garotinho e Lindberg, o candidato do PR ficou com 37% das intenções de voto e Lindberg, com 29%. Os votos brancos ou nulos somariam 27%, enquanto 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Taxa de rejeição

Garotinho tem a com maior rejeição entre os eleitores. Do total de entrevistados, 35% afirmaram que não votariam nele. Em seguida, vem Pezão (20%), Crivella (19%) e Lindbergh (19%), Ney Nunes (11%), Tarcísio (9%) e Dayse (7%).

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou a gestão de Pezão, que assumiu o governo do Rio em abril, substituindo Sérgio Cabral (PMDB), que renunciou.

Sua administração é considerada ótima por 3% dos entrevistados, boa por 17% dos consultados; regular, por 39%; ruim, por 11% e péssima por 15%.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilIbopeEleiçõesEleições 2014

Mais de Brasil

Previsão do tempo: fim de semana em São Paulo terá tempo seco e temperaturas amenas

Hugo Motta envia pedidos de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Hugo Motta anuncia Ricardo Ayres como relator da CPMI do INSS

STF marca julgamento de Bolsonaro para 2 de setembro