Brasil

Rio faz planos de emergência para evitar apagões no fim de ano

Concessionárias de energia do estado farão plantões para impedirem problemas durante a virada do ano

Reveillon em Copacabana: são esperadas mais de dois milhões de pessoas na festa  (Marcos Pinto/Contigo)

Reveillon em Copacabana: são esperadas mais de dois milhões de pessoas na festa (Marcos Pinto/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 13h32.

Rio de Janeiro – Para evitar apagões durante o reveillon na Praia de Copacabana, onde são esperadas mais de 2 milhões de pessoas, a concessionária de energia elétrica Light manterá equipes de plantão para garantir o serviço durante as festas de fim de ano.

Apesar de as agências comerciais fecharem nos dias de festa, 24 e 31 de dezembro, haverá canais de atendimento por telefone, por mensagem de texto e agências virtuais (espaços de auto-atendimento localizados em shoppings). Depois do Natal, as agências retomam o funcionamento normal no dia 27. Já em 2011, o atendimento será normalizado no dia 3 de janeiro.

“Para manter o bom relacionamento com os 4 milhões de consumidores dos 31 municípios do Rio de Janeiro, entre eles a capital, a Light vai disponibilizar quatro canais de atendimento, funcionando 24 horas por dia durante as comemorações de final de ano”, informou a assessoria da empresa em nota.

A Ampla, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia em 66 dos 92 municípios fluminenses, também divulgou um esquema para garantir a prestação do serviço durante as comemorações. A empresa atende às regiões de veraneio, onde há maior concentração de visitantes nesta época do ano e já havia anunciado um investimento de R$ 102 milhões em obras de manutenção e melhoria a rede elétrica para o verão de 2011.

O reforço nos municípios da Região dos Lagos, Costa Verde, norte e noroeste do estado, além da região metropolitana do Rio, que inclui a Baixada Fluminense, será feito com o dobro do efetivo das turmas de manutenção e emergência para as festas de fim de ano.

A distribuidora deve contar ainda com uma subestação móvel com capacidade para suprir o fornecimento de energia equivalente ao consumo de uma cidade com 30 mil habitantes. Segundo a empresa, a subestação ficará na região dos lagos, pronta para se deslocar em qualquer eventualidade durante todo o verão.

A Ampla também reforçou a estrutura de para-raios e aterramentos de subestações. “Além da lavagem da rede em áreas litorâneas, troca de equipamentos e substituição da rede elétrica comum por compacta, que tem cabos mais resistentes, em regiões mais arborizadas, a distribuidora também aumentou o número de equipes operacionais que poderão atuar em planos de contingência”, informou a empresa, em nota.

A distribuidora já realizou cerca de 700 mil podas em áreas muito arborizadas, principalmente na região serrana, na Costa Verde e em Niterói, na região metropolitana.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas brasileirasEnergiaEnergia elétricaLightMetrópoles globaisRio de JaneiroServiços

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira