Brasil

Rio entra em estágio de atenção por causa da chuva

Possibilidades são de chuvas moderadas e, ocasionalmente fortes, nas zonas sul e norte, no centro, e na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, na zona oeste


	Rio de Janeiro: município entrou em estágio de atenção às 15h de hoje (10) por causa da possibilidade de chuvas
 (LatinContent/Getty Images)

Rio de Janeiro: município entrou em estágio de atenção às 15h de hoje (10) por causa da possibilidade de chuvas (LatinContent/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 16h36.

Rio de Janeiro - O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 15h de hoje (10) por causa da possibilidade de chuvas moderadas e, ocasionalmente fortes, nas zonas sul e norte, no centro, e na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, na zona oeste. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, instabilidades associadas ao transporte de umidade do mar para o continente devem provocar as precipitações.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro. Para as próximas horas, a prefeitura recomenda que a população permaneça ou procure um local seguro e evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos. Se houver ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, o recomendável é evitar ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas.

A prefeitura orienta ainda que os moradores verifiquem se há sinais de rachaduras nas residências. Se perceberem trincas ou abalos na estrutura, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 e evitar ficar em casa.

Quem morar em áreas de risco deve ficar atento aos alertas sonoros, porque o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Neste caso, as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

A prefeitura também pede que, nesses casos, a população não deixe o lixo nos pontos de coleta, porque a água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias. Em casos de emergências, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros no número193, Defesa Civil, no 199 ou para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDeslizamentosMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

G20: Argentina quer impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração final

Aliança Global contra a Fome tem adesão de 41 países, diz ministro de Desenvolvimento Social

Polícia argentina prende brasileiro condenado por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Homem-bomba gastou R$ 1,5 mil em fogos de artifício dias antes do atentado