Brasil

Rio de Janeiro terá 'megaferiado' de seis dias por causa da Cúpula do G20

Cariocas e turistas aproveitarão praias e atrações da cidade

Banhistas passam por uma faixa da Cúpula do G20 na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil, em 6 de novembro de 2024. A Cúpula dos Líderes do G20 acontecerá no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL /AFP)

Banhistas passam por uma faixa da Cúpula do G20 na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil, em 6 de novembro de 2024. A Cúpula dos Líderes do G20 acontecerá no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro de 2024 (Mauro PIMENTEL /AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 13h10.

Última atualização em 12 de novembro de 2024 às 14h36.

Tudo sobreG20
Saiba mais

O Rio de Janeiro se prepara para um 'megaferiado' inédito de seis dias, que começará na próxima sexta-feira, dia 15 de novembro. O feriado acontece por conta da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 na cidade, que resultou na criação de feriados municipais nos dias 18 e 19 de novembro. Esses dias se somam a outros feriados nacionais, incluindo a Proclamação da República, e ao recém-estabelecido feriado nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, garantindo uma pausa prolongada para cariocas e turistas.

O calendário, que promete transformar a cidade em um ponto de lazer para os que querem aproveitar o sol e as praias, é uma combinação rara de feriados. A sexta-feira, 15 de novembro, marca a Proclamação da República, um dos poucos feriados nacionais deste ano a cair em uma sexta. Em seguida, a segunda, 18, e a terça,19, foram decretadas feriados municipais pelo prefeito Eduardo Paes, que sancionou a lei 8.314/24, aprovada pela Câmara de Vereadores para facilitar a organização e segurança do evento do G20. Por fim, a quarta-feira, 20, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, agora é feriado nacional, instituído pela lei 14.759/23, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2022.

Previsão de sol para o feriadão

Os cariocas e turistas terão outro motivo para comemorar: a previsão do tempo indica sol durante cinco dos seis dias do megaferiado, favorecendo a tradicional ida à praia. Segundo o Climatempo, a sexta-feira, 15, terá sol, mas com possibilidade de chuva à tarde. No sábado, 16, o tempo será parcialmente nublado, sem previsão de chuvas. O domingo, 17, e a segunda-feira, 18, serão dias de sol, e o clima seguirá ensolarado até a terça-feira, 19. Já na quarta-feira, 20, o céu apresentará nuvens, mas o sol ainda marcará presença.

A temperatura promete ser confortável, variando entre 20º e 32ºC, ideal para os padrões cariocas. Com o feriadão e o clima favorável, a expectativa é de que as praias cariocas, como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, fiquem lotadas, oferecendo um cenário perfeito para aproveitar a cidade.

Funcionamento dos serviços essenciais

Durante os feriados municipais de 18 e 19 de novembro, alguns serviços essenciais, como bares, restaurantes, comércio de rua e centros culturais, continuarão funcionando. Esse esquema especial busca acomodar tanto o evento do G20 quanto o fluxo de turistas e moradores que pretendem aproveitar as atrações e as praias da cidade. A medida visa minimizar os impactos do feriado prolongado na economia e garantir que cariocas e visitantes possam desfrutar de uma infraestrutura de lazer completa durante o período.

Com a chegada de líderes internacionais para a Cúpula do G20 e o megaferiado, o Rio de Janeiro deve se tornar um ponto de encontro entre o cenário diplomático e a efervescência cultural e turística da cidade, que espera receber visitantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroFeriadosG20PraiasPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Após explosões, polícia faz varredura na Esplanada dos Ministérios; homem morto não foi identificado

Homem morto na Praça dos Três Poderes usava paletó com naipes de baralho

Após explosões em Brasília às vésperas do G20, segurança será reforçada no Rio