Brasil

Rio de Janeiro registra menor temperatura mínima do ano neste domingo

Durante a tarde do sábado, o Rio já tinha chegado a sua menor temperatura máxima de 2020. E hoje esfriou mais

 (Thinkstock/Thinkstock)

(Thinkstock/Thinkstock)

AO

Agência O Globo

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 11h03.

A cidade do Rio de Janeiro registrou a menor temperatura mínima do ano da rede de estações do Sistema AlertaRio na madrugada deste domingo (23).

Em Guaratiba, às 3h, o carioca sentiu na pele o recorde: 10,3º C. Após a passagem de uma frente fria, porém, as temperaturas devem subir em relação ao sábado, com máxima de 23ºC. E os cariocas já observam até o Sol brilhando mais forte no início da manhã, em diversos pontos da cidade.

Durante a tarde do sábado, o município também já tinha chegado a sua menor temperatura máxima de 2020: 19,6ºC às 15h, em São Cristóvão. Já a temperatura mínima no sábado (22) não chegou ao ranking das mais baixas, pois o índice mais baixo era 11º C, medidos no dia 27 de maio, na estação do Alto da Boa Vista. Foram as horas seguintes, já na madrugada, que fizeram acontecer o que era difícil imaginar.

Na segunda-feira (24), de acordo com o AlertaRio, o tempo permanecerá instável, com a mesma previsão de máxima. As chuvas devem ser fracas, isoladas, nos períodos da madrugada e da noite. Tanto no domingo como na segunda-feira, os modelos numérios de previsão estimam que chova, em média e para toda a cidade, menos que 5 mm, em cada um dos dias.

Entre a terça-feira (25) e a quarta-feira (26), não há mais previsão de chuva. A nebulosidade será variada e as temperaturas continuarão amenas, com máximas na casa dos 25ºC.

Agosto mais chuvoso dos últimos 24 anos

A cidade continua em estágio de mobilização por causa das condições do tempo e impactos da chuva. Na manhã deste domingo, a Prefeitura atua em duas ocorrências relacionadas a isso: o desmoronamento de calçadão na Avenida Lúcio Costa, na altura do posto 8, na Barra da Tijuca; e uma queda de muro na Rua Francisca de Andrade, em Santa Teresa.

De acordo com o Alerta Rio, neste mês de agosto, até agora, caiu sobre a a cidade (levando em conta as 33 estações pluviométricas)
a maior quantidade de chuva para agosto dos últimos 24 anos: 75 milímitros, em média. O valor médio de 75 milímetros não é um recorde, mas, com base neste dado, é possível afirmar que este mês de agosto é atípico em relação às médias históricas de chuva neste período. O acumulado médio agora faz parte dos quatro maiores de agosto desde que o Alerta Rio foi fundado, em 1996.

Previsão de risco à saúde

O declínio de temperatura entre a quinta-feira (20) e este domingo (23), tinha sido previsto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta para o estado, avisando que os termômetros poderiam chegar a marcar entre 3ºC e 5ºC, com leve risco para a saúde. O instituto também previa chuva a qualquer hora.

Acompanhe tudo sobre:ClimaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Governo de SP lança edital para gestão de fundo com foco em resiliência climática

Envenevamento e execução: o que a PF revelou sobre o plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Militares eram ligados a Bolsonaro e plano para matar Lula ‘não ocorreu por detalhe’, diz ministro