Brasil

Rio de Janeiro registra primeiras duas mortes por coronavírus

A vítima é uma mulher de 63 anos que era diabética e hipertensa e apresentou sintomas no dia 15 de março

Coronavírus: até o momento, o estado do Rio de Janeiro registra 64 casos (Fabio Teixeira/Getty Images)

Coronavírus: até o momento, o estado do Rio de Janeiro registra 64 casos (Fabio Teixeira/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de março de 2020 às 12h04.

Última atualização em 22 de março de 2020 às 20h41.

O Estado do Rio de Janeiro registrou as duas primeiras mortes por coronavírus, ambas as vítimas com mais de 60 anos e com histórico de problemas de saúde, informou o governo estadual nesta quinta-feira.

A primeira vítima é uma mulher de 63 anos. Ela apresentava comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a covid-19. O segundo caso fatal foi de um idoso, de 69 anos, que morreu em Niterói nesta semana e teria pego a doença de uma pessoa próxima que veio do exterior. Ele também tinha histórico de diabetes e hipertensão. A contraprova do exame divulgada nesta quinta-feira também deu positiva.

"Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo", disse o governador Wilson Witzel.

A mulher, diabética e hipertensa, apresentou sintomas no dia 15 de março. Deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia 16, apresentou piora no quadro e veio a óbito na última terça-feira, 17, mesmo dia que o material chegou para a análise do Lacen. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.

"Quero também expressar a minha solidariedade a essa família. Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível", diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Até a manhã desta quinta-feira (19), o Estado do Rio registra 64 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (55), Niterói (6), Barra Mansa (1), Miguel Pereira (1) e Guapimirim (1).

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMortesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU