Brasil

Rio anuncia vacinação em estações do BRT e do metrô a partir de outubro

Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que novidade é para tentar imunizar atrasados que não tomaram nem mesmo a primeira dose

 (Issam AHMED/AFP)

(Issam AHMED/AFP)

AO

Agência O Globo

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 12h56.

A partir de outubro, a campanha de imunização contra a Covid-19 pega carona no BRT e no metrô, com a vacinação indo para as estações. A informação foi adiantada pelo secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo, na manhã desta quarta-feira.

  • Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.

O município completou o calendário de vacinação para a primeira dose (D1) na última sexta-feira, com os adolescentes de 12 anos, e fez uma super repescagem no sábado, dia de quebra de recorde na corrida aos postos. Os esforços, agora, são voltados para os atrasados que não tomaram sequer a D1.

— Agora no mês de outubro a gente começa a vacinar em estações do metrô, estações do BRT para tentar captar alguém que ainda não tomou a primeira dose e a gente intensifica muito a campanha para a segunda dose e para dose de reforço — disse Soranz.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) afirmou que mais detalhes serão apresentados durante a apresentação do Boletim Epidemiológico do Município do Rio, prevista para a manhã desta sexta-feira.

A imunização contra a Covid-19 tem mostrado efeito positivo na população. Um levantamento mostrou que, atualmente, o Hospital Ronaldo Gazolla tem 206 de seus 218 leitos para Covid-19 com pacientes internados que não tomaram nem mesmo a primeira dose de um dos imunizantes. Dos restantes, dois estão com a primeira dose e 10 já receberam a segunda, de acordo com a secretaria.

Soranz destacou a importância de se completar o ciclo vacinal. Na noite desta quarta-feira, a pasta divulgou que 70% dos adultos já tomaram a segunda dose ou a dose única.

— Essa dose de reforço e a segunda dose é que vai garantir, de fato, que a gente tenha aí um panorama muito melhor contra a Covid — completou o secretário.

Até o final de outubro, todos os postos estarão aplicando a primeira dose em maiores de 12 anos que ainda não tenham se vacinado. As unidades de saúde continuam aplicando a segunda dose.

Já para os idosos, a dose de reforço (DR) nesta quinta-feira é destinada a pessoas com 80 anos ou mais; na sexta-feira para a partir de 79 anos; e no sábado, para quem tem 78 anos ou mais. É preciso ter recebido a D2 ou a dose única há, pelo menos, três meses. A DR também é destinada a pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais. É preciso respeitar o intervalo de 28 dias das doses anteriores.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaRio de JaneiroVacinas

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia