Brasil

Revista Time elege Anielle Franco como uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração

Levantamento da revista Time dividiu os escolhidos em artistas, ativistas, líderes, inovadores e fenômenos

A ministra, de 40 anos, teve o perfil escrito na revista por Sônia Guajajara (Anielle Franco/Divulgação)

A ministra, de 40 anos, teve o perfil escrito na revista por Sônia Guajajara (Anielle Franco/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 07h05.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração pela revista americana Time. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 2.

Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi morta em 2018 em uma emboscada ao lado do motorista Anderson Gomes.

A ministra, de 40 anos, teve o perfil escrito na revista por Sônia Guajajara, titular da pasta dos povos indígenas. "Para muitos no Brasil, incluindo eu mesmo, Anielle Franco é um farol de esperança e resiliência. Das vibrantes ruas da favela da Maré no Rio de Janeiro, que moldaram seu ativismo, aos corredores do poder executivo em Brasília, sua jornada é de força inabalável. Após o doloroso assassinato público de sua irmã Marielle Franco, uma líder política em ascensão, Anielle transformou a dor em ação", diz um trecho do texto.

A lista da Time é dividida em quatro categorias: artistas, fenômenos, líderes, ativistas e inovadores. Anielle entrou na categoria líderes.

Ao lado dela, estão personalidades como o presidente do Equador, Daniel Noboa; Huang Jie, a mais jovem e primeira pessoa LGBTQ+ eleita para o Congresso de Taiwan; Lara Trump, nora do ex-presidente dos EUA e que muitos acreditam que terá um cargo no governo numa eventual vitória do republicano em novembro; e Aisha Nyandoro, norte-americana fundadora de uma organização responsável por oferecer auxílio financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade

A edição especial da Time com as 100 pessoas mais influentes da nova geração saiu com três capas diferentes: com a cantora Sabrina Carpenter, o jogador de basquete Jaylen Brown e própria Aisha Nyandoro.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesAnielle Franco

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'