Brasil

Retomada econômica reacende debate do futuro da saúde no Brasil

Exame Fórum Saúde reúne autoridades e especialistas nesta terça-feira (12), em São Paulo, para debater os rumos da saúde no Brasil

André Lahoz, diretor editorial de EXAME, durante EXAME Fórum Saúde em 12/09/17 (Germano Luders/Exame)

André Lahoz, diretor editorial de EXAME, durante EXAME Fórum Saúde em 12/09/17 (Germano Luders/Exame)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 10h46.

Última atualização em 6 de dezembro de 2018 às 12h38.

São Paulo - A retomada do crescimento econômico traz à tona um debate central para o futuro do país: a eficiência do sistema de saúde brasileiro em um momento de transição demográfica.

Esse é o principal recado que fica da primeira rodada de palestras do Exame Fórum Saúde, que acontece nesta terça-feira (12), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O evento reúne autoridades e especialistas para debater o avanço da saúde no país, com um olhar nas soluções para um futuro melhor.

“O Brasil começa a deixar para trás um período muito negativo e se abre um espaço para voltar a debater o que realmente importa. O que vai fazer o Brasil ser um país melhor lá na frente são questões clássicas do desenvolvimento econômico, como a saúde e a educação. Será que estamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para entregar o melhor resultado?”, questionou o diretor editorial de EXAME, publicação do Grupo Abril.

A saúde representa 10% do PIB brasileiro e o setor privado é responsável por 70% dos hospitais e por mais da metade dos leitos hospitalares no país. O diretor de governos e instituições do Santander, Sérgio Gonçalves, destacou que existe uma tendência de crescimento do protagonismo do setor privado na saúde e que os bancos têm um papel a cumprir nesse cenário.

“Criamos uma área no Santander que se dedica a entender com profundidade as demandas que existem no segmento da saúde e mobilizamos toda a organização para prover soluções para o setor”, disse.

O envelhecimento da população e o aumento dos custos para o setor se tornam uma questão central no debate, como ressaltou o diretor de acesso ao mercado e relações governamentais da AbbVie, Sergio Pacheco.

“É preciso criar ações sustentáveis e inovadoras. Só medicamentos não trazem a solução completa. Na AbbVie, decidimos focar em algo que traz impacto notável para a população, com ações de cocriação entre a indústria farmacêutica e o setor público e atuações de forma integral”, disse.

Confira abaixo o depoimento de Sergio Pacheco, diretor de acesso ao mercado e relações governamentais da AbbVie, a EXAME:

https://www.youtube.com/watch?v=3Dun9LKXSZQ

Veja agora a entrevista com Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=Prkzi5PLsEU

Quer assistir ao evento completo? Confira abaixo o vídeo que foi transmitido ao vivo na página de EXAME no Facebook:

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSaúde no BrasilEXAME Fórumeventos-examePolítica de saúdeBrasil

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças