Brasil

Resultado do 1º turno foi o mais rápido, diz TSE

Segundo o Tribunal, divulgação do resultado do primeiro turno foi a mais rápida da história da Justiça Eleitoral


	Eleitor votando em Brasília: candidatos que iriam se enfrentar no segundo turno foram conhecidos às 19 horas 56 minutos e 28 segundos
 (Marri Nogueira/Agência Senado)

Eleitor votando em Brasília: candidatos que iriam se enfrentar no segundo turno foram conhecidos às 19 horas 56 minutos e 28 segundos (Marri Nogueira/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 21h15.

Brasília - A divulgação do resultado do primeiro turno da eleição presidencial, quatro minutos antes das 20h, foi a mais rápida da história da Justiça Eleitoral, de acordo com o TSE.

Nesse domingo, 5, os candidatos que iriam se enfrentar no segundo turno - Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) - foram conhecidos às 19 horas 56 minutos e 28 segundos, com 91% dos votos válidos apurados.

Em 2010, a definição do segundo turno entre Dilma e José Serra (PSDB) aconteceu por volta das 21h.

A proclamação oficial do resultado será feita na sessão ordinária do TSE de amanhã, 7, às 19h. Depois de 48 horas da proclamação, o horário eleitoral gratuito para presidente poderá ser reiniciado.

Na prática, os programas podem ser veiculados já na quinta-feira à noite, dia 9, mas a decisão depende de um acordo entre os partidos.

Os partidos políticos devem comunicar ao TSE ainda amanhã a definição sobre a data de início do programa eleitoral. O presidente da Corte, Dias Toffoli, irá informar a decisão dos partidos - com base nas datas fixadas pelo TSE - logo após a proclamação do resultado.

O TSE divulgou nesta segunda balanço geral do primeiro turno das eleições. No total, 115,122 milhões de eleitores foram às urnas (80,61% do eleitorado).

Os votos válidos corresponderam a 90,36%, os brancos, a 3,84%) e os nulos a 5,80%. Entre os 84.349 eleitores que solicitaram o voto em trânsito, a abstenção chegou a 11,32%.

Oito seções eleitorais no País utilizaram votação manual, em Jaguaré (ES), Goianésia do Pará (PA), Floresta (PE), Picos (PI), Santo Antônio (RN), Içara (SC), Brasileia (AC) e Salvador (BA).

Biometria

O tribunal informou que irá recomendar aos Tribunais Regionais Eleitorais que, nas próximas semanas, sejam reforçadas as orientações de procedimentos relacionas a urnas biométricas.

Ontem, a votação por cadastro biométrico gerou filas em algumas localidades. No Distrito Federal, por exemplo, onde 100% dos eleitores possuíam cadastro biométrico, o TRE cogitou atrasar o início da apuração por conta da demora.

De acordo com o TSE, 21.677.955 eleitores estavam aptos a votar através da biometria nas eleições deste ano. Deste número, 91,5% foram reconhecidos pelas digitais.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Política no BrasilTSE

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas