Brasil

Resolução da ANP facilita acesso à gasoduto da Petrobras

A ANP informou que, com a nova resolução, "disciplina a oferta de serviços de transporte pelos operadores de gasodutos"


	Petrobras: a ANP informou que, com a nova resolução, "disciplina a oferta de serviços de transporte pelos operadores de gasodutos"
 (Mario Tama/ Getty Images)

Petrobras: a ANP informou que, com a nova resolução, "disciplina a oferta de serviços de transporte pelos operadores de gasodutos" (Mario Tama/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2016 às 15h54.

Rio - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) criou uma nova regulamentação para permitir o acesso de empresas à rede de transporte de gás natural, em sua maioria, de propriedade da Petrobras.

A resolução 11/2016 foi publicada nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU). A intenção é diversificar o mercado com a entrada de novos agentes, em um momento em que a petroleira vende ativos, inclusive gasodutos.

Em comunicado, a ANP informou que, com a nova resolução, "disciplina a oferta de serviços de transporte pelos operadores de gasodutos".

A regulamentação diz respeito aos dutos de transporte, que não incluem a rede utilizada para escoar a produção de gás nas plataformas e também a rede utilizada pelas distribuidoras estaduais para levar o gás até o consumidor final.

A resolução vale para a rede intermediária de dutos, entre as estações de entrega do gás pelas petroleiras e as de recebimento das distribuidoras.

A ANP informou ainda que "foram aprimorados os procedimentos aplicáveis à cessão da capacidade contratada e à chamada pública para a contratação dessa capacidade. Para isso, foram revogadas as resolução 27 e 28, de 2005.

Acompanhe tudo sobre:ANPCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásGasolinaIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar