Brasil

Republicanos considera Tarcísio para candidatura à Presidência em 2026

Tarcísio mantém discurso de reeleição para governador, mas é sondado por partidos de centro-direita

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 07h47.

O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), fez nesta segunda-feira o primeiro aceno público para a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concorrer ao Palácio do Planalto.

"Vamos ampliar nossas bancadas de deputados estaduais, federais, senadores, reeleger e eleger governadores. E quem sabe? Se a conjuntura dos acontecimentos permitir, teremos um candidato a presidente da República. Não é, Tarcísio?", declarou ao discursar em um evento de aniversário do partido.

A fala representa uma mudança na estratégia do partido. Pereira costumava evitar falar sobre a possibilidade de Tarcísio concorrer à Presidência e dizia que o governador deveria tentar a reeleição. O evento em que o presidente do partido discursou contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é filiado à legenda de Tarcísio, mas que disse que apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em qualquer cenário.

Tarcísio fala sobre o futuro e possíveis alianças

Após a declaração de Pereira, Tarcísio, sem citar a disputa de 2026, disse que não tem por que "temer o futuro".

"Quando olhamos lá atrás e percebemos o caminho trilhado até aqui, nós vamos ver que já derrotamos o improvável, já derrotamos aquilo que parecia impossível. Por que temer o futuro? Não temos que temer nada. Podemos aprovar as reformas que precisamos e contribuir com a pacificação nacional. E trabalhar para uma verdadeira harmonia com os Poderes, que hoje estão desequilibrados."

Tarcísio é apontado como um nome que pode representar a oposição na disputa presidencial de 2026. O governador tem dito que vai disputar a reeleição em São Paulo, mas dirigentes de partidos de centro-direita, principalmente do União Brasil e do PP, tentam fazer ele se lançar na disputa nacional. A ideia desses dirigentes é que ele reúna também o apoio do Republicanos, MDB, PSD e PL.

Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem insistido em se apresentar como candidato mesmo inelegível e Tarcísio tem evitado bater de frente com o aliado.

Aniversário do Republicanos e perspectiva eleitoral

O evento organizado pelo Republicanos foi feito para comemorar os 20 anos da legenda. Além de Tarcísio e Pereira, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estiveram presentes. Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do PSD, Gilberto Kassab, e do PL, Valdemar Costa Neto, também marcaram presença.

Em seu discurso, Marcos Pereira também falou sobre o processo de diminuição no número de partidos.

"Quero aqui lembrar vocês que ano que vem teremos eleições gerais, vamos para a terceira fase da cláusula de barreira, de desempenho, e os partidos que não alcançarem as metas deixarão de existir. Estou certo de que o Republicanos estará bem posicionado e seremos um dos poucos partidos que restarão depois das eleições, mas para isso precisamos do trabalho de todas as senhoras e senhores."

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de FreitasEleições 2026

Mais de Brasil

EUA restringem circulação de Padilha em Nova York a 5 quarteirões de hotel e reuniões na ONU

STF dá prazo para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

STF tem maioria para aumentar requisitos de cobertura fora do rol da ANS por planos de saúde

Governo dos EUA libera visto de ministro da Saúde para acompanhar Lula na ONU