Brasil

Reprovação de Lula na cidade de SP cai e empata com aprovação, diz Paraná Pesquisas

Essa é a primeira vez que a aprovação supera a desaprovação numericamente. A popularidade de Lula na capital mostra melhora desde março

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 12h08.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 48,8% e reprovação de 48% na cidade de São Paulo, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira, 15. O levantamento aponta que 3,2% dos paulistas não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão petista.

Essa é a primeira vez que a avaliação positiva e negativa registram empate técnico e que a aprovação supera a desaprovação numericamente. A popularidade de Lula na capital mostra melhora desde março.

Na pesquisa de outubro, a aprovação subiu 6,9 pontos percentuais, saltando de 41,9% para 48,8%. A reprovação caiu de 7,1 pontos percentuais, de 55,1% para 48%.

  • Aprova: 48,8% (41,9% em agosto)
  • Desaprova: 48% (55,1% em agosto)
  • Não sabe/não opinou: 3,2% (3% em agosto)

Nos recortes demográficos, Lula tem aprovação maior entre as mulheres, pessoas com mais de 35 anos e com até o ensino fundamental.

Tarcísio e Nunes têm aprovação alta na cidade

A pesquisa ainda mediu a popularidade do governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Tarcísio tem aprovação alta na capital, com 61,9%, enquanto a desaprovação é de 34,1%. O governador registrou oscilação negativa de 0,5 ponto percentual na avaliação positiva e alta de 1,8 ponto.

A gestão Ricardo Nunes é aprovada por 63% dos paulistanos e reprovada por 33,4%. Na terceira pesquisa do instituto, o prefeito chegou ao maior percentual de aprovação do segundo mandato.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPesquisas eleitoraisGoverno Lula

Mais de Brasil

Descontos, prêmios e cursos: o que muda com pacote do governo para professores

Aprovação de Nunes chega a 63% e atinge maior patamar, diz Paraná Pesquisas

Apagão: entenda os próximos passos da investigação

Senado aprova projeto que endurece penas para crimes violentos e dá mais rigor ao desarmamento