Brasil

Reprovação de Lula cai para 57% e aprovação sobe para 33%, diz pesquisa Gerp

Em comparação com a pesquisa de março, a aprovação teve uma oscilação positiva de 31% para 33%, uma alta de dois pontos percentuais. A desaprovação caiu de 61% para 57%, uma queda de quatro pontos

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 29 de abril de 2025 às 08h02.

Última atualização em 2 de junho de 2025 às 19h32.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 33% dos brasileiros e reprovado por 57%, segundo a pesquisa Gerp divulgada nesta terça-feira, 29. Cerca de 10% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Em comparação com a pesquisa de março, a aprovação teve uma oscilação positiva de dois pontos percentuais. A desaprovação caiu de 61% para 57%, uma queda de quatro pontos.

Essa é a primeira vez que a reprovação ao governo Lula registra queda na série histórica do levantamento, que começou em janeiro deste ano. Essa também é a aprovação mais alta desde janeiro, quando esteve em 38%.

A pesquisa é a segunda que mostra certa recuperação da popularidade de Lula após a crise do Pix no início do ano. O governo tem apostado em medidas como a liberação do saldo retido do FGTS, o novo consignado para trabalhadores CLT e mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Além disso, aposta na isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, que entrará em vigor em 2026 se for aprovada no Congresso.

Lula tem aprovação positiva apenas no Nordeste

Nos recortes demográficos, Lula mantém seu melhor desempenho no Nordeste, onde 41% aprovam o governo e 50% desaprovam. No Norte, a aprovação é de 29%, enquanto a desaprovação chega a 65%. No Centro-Oeste, Lula enfrenta a maior taxa de rejeição entre as regiões, com 67% de desaprovação e apenas 21% de aprovação. No Sudeste e no Sul, a situação é semelhante, com aprovação de 32% em ambas as regiões e desaprovação de 57%.

Entre os gêneros, a aprovação é maior entre as mulheres, com 36% favoráveis contra 30% entre os homens. A desaprovação é de 61% entre o público masculino e de 52% entre o feminino. Na divisão por faixa etária, o maior índice de aprovação está entre pessoas com 60 anos ou mais, com 44% de avaliação positiva e 41% de negativa. Entre jovens de 25 a 34 anos, a desaprovação é mais elevada, atingindo 64%.

Renda

Na análise por renda familiar, os brasileiros que ganham até um salário mínimo registram o maior índice de apoio ao governo, com 45%. Já entre aqueles que recebem entre 2 e 5 salários mínimos, a aprovação é de 28%, e a desaprovação chega a 63%. Entre quem recebe acima de 20 salários mínimos, a desaprovação é a mais expressiva, com 64%.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de abril de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'