Brasil

Renegociação do Fies com desconto de até 99% começa nesta terça; veja o que muda

Aprovada pelo Congresso, a medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira, 1

Fies: A expectativa do Ministério da Educação é que 1,2 milhão de inadimplentes possam ser beneficiados com as novas condições (FIES/Reprodução)

Fies: A expectativa do Ministério da Educação é que 1,2 milhão de inadimplentes possam ser beneficiados com as novas condições (FIES/Reprodução)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 7 de novembro de 2023 às 06h00.

Estudantes e ex-alunos com dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vão poder renegociar seus débitos com as novas regras por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil a partir desta terça-feira, 7. 

Aprovada pelo Congresso, a medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira, 1. O projeto de lei n° 4.172/2023 altera a Lei do Fies e muda regras de renegociação de dívidas dos estudantes, além de instituir o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas. 

A expectativa do Ministério da Educação é que 1,2 milhão de inadimplentes possam ser beneficiados com as novas condições. Quando sancionou o PL, Lula afirmou que esse seria um "Desenrola" para estudantes com o nome sujo por conta do financiamento do Fies. "O importante não é a dívida, o importante é que você volte a estudar pagando o mínimo que for necessário. Volte a estudar, tire o diploma e nós ficamos muito agradecidos”, declarou o presidente no dia em que a lei foi sancionada.

A medida amplia o universo de estudantes que podem negociar os valores em atraso. Agora, alunos e ex-alunos com dívida em atraso até 30 de junho terão melhores condições de renegociação. Quem está em atraso há mais de 90 dias terá desconto de 100% dos encargos e de até 12% do valor principal da dívida em caso de pagamento à vista. Também será possível parcelar em até 150 meses, mas o estudante perde a redução no valor principal da dívida.

No caso de alunos com mais de 360 dias de atraso, o desconto vai variar entre 77% e 99% de acordo com a capacidade de pagamento. Os alunos e ex-alunos inscritos no CadÚnico do governo federal ou que receberam auxílio emergencial na pandemia em 2021 poderão receber desconto de até 99% na dívida, inclusive no valor principal, se a quitarem integralmente. Para quem não recebe programas sociais do governo, o desconto será de 77%, desde que pague o valor à vista. A Caixa Econômica Federal ainda não determinou o prazo para que as novas regras entrem em vigor.

Novas regras na renegociação do Fies

O projeto possibilita que dívidas em atraso até o dia 30 de junho de 2023 possam ser renegociadas com descontos. Veja as condições para cada situação:

Estudantes com parcelas em atrasos a mais de 90 dias em 30 de junho de 2023

  • Desconto de juros e de até 12% do valor total da dívida no pagamento à vista
  • Parcelamento em até 150 parcelas mensais, com redução de 100% de juros e multas.

Estudantes com parcelas em atrasos a mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 inscritos no CadÚnico ou beneficiário de programa social em 2021

  • Desconto de até 99% no valor consolidado da dívida, inclusive no valor principal, por meio da liquidação integral do débito.

Estudantes com parcelas em atrasos a mais de 360 dias em 30 de junho de 2023

  • Desconto de até 77% no valor consolidado da dívida, inclusive no valor principal, por meio da liquidação integral do débito.

Quando a Caixa vai começar a renegociar as dívidas do Fies com as novas regras?

Os contratos poderão ser renegociados com as novas condições pelos canais oficiais da Caixa Econômica Federal a partir desta terça-feira, 7 de novembro.

Quando o Banco do Brasil vai começar a renegociar as dívidas do Fies com as novas regras?

Os contratos poderão ser renegociados com as novas condições pelos canais oficiais do Banco do Brasil a partir desta terça-feira, 7 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:FiesGoverno LulaEducação

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP