Brasil

Renan parabeniza STF por decisão sobre nº de deputados

Senador elogiou o STF por ter declarado inconstitucional uma resolução editada pelo TSE


	Presidente do Senado, Renan Calheiros
 (Jane de Araújo/Agência Senado)

Presidente do Senado, Renan Calheiros (Jane de Araújo/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2014 às 22h00.

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nesta quarta-feira, 18, nota em que cumprimenta o Supremo Tribunal Federal por ter declarado inconstitucional uma resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral que ordenava a divisão das cadeiras da Câmara dos Deputados nas eleições de outubro.

Para Renan, o Supremo, "em julgamento histórico, reafirmou a supremacia do princípio republicano da divisão de Poderes, reconhecendo a inconstitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral, editada com invasão da competência do Poder Legislativo de estabelecer o número de integrantes das bancadas federais por meio de lei complementar".

"O presidente do Senado declarou que a decisão prestigia a Constituição Federal, mostrando que o papel do Supremo Tribunal Federal é insubstituível no contínuo aperfeiçoamento do processo democrático", afirmou.

"No ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar proibindo interferência do Poder Judiciário no processo legislativo, em clara manifestação em prol da legitimidade do Poder Legislativo de exercer livremente a sua competência", lembrou, ao finalizar a nota.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas