Brasil

Renan entra em conflito com tucanos sobre mesa do Senado

Após ser reconduzido à presidência do Senado, Renan entrou em conflito com a oposição que apoiou seu adversário, o senador Luiz Henrique


	O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)
 (José Cruz/Agência Brasil)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 21h27.

Brasília - Após ser reconduzido no último domingo, 1º, pela quarta vez à presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) entrou em conflito com a oposição que apoiou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC).

Contrariado com o apoio do PSDB ao adversário, ele pediu que o partido indicasse a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) para o posto, que é mais próxima a ele. Mas os tucanos não aceitaram a sugestão e optaram pelo nome do senador Paulo Bauer (PSDB-SC).

O regimento interno do Senado determina que a composição da Mesa deve atender "tanto quanto possível" o critério da proporcionalidade dos partidos.

Seguindo esse lógica, o PSDB, por ter a terceira maior bancada da Casa, teria direito a indicar uma pessoa para ocupar a primeira-secretaria. "Lúcia Vânia não disputará. Ela fez um gesto de generosidade, atendeu a um apelo pessoal que lhe fiz", afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), após uma reunião com integrantes do partido.

Hoje, Renan disse que estava trabalhando para conter as candidaturas avulsas e chegar a um consenso para a montagem da mesa. Ele afirmou que o fato de ter havido disputa para a presidência estimulava esse tipo de postura dos outros partidos.

"Um dos poucos critérios que temos é a proporcionalidade e quando você desestimula isso você anima candidaturas de diferentes partidos e isso precisa ser contornado", disse Renan.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBSenado

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária