Brasil

Relatório propõe regime especial de contratação na Petrobras

"A lógica adotada no RDC é adequada à Petrobras e às demais empresas estatais. No entanto, alguns ajustes e adaptações são necessários", afirmou relator


	Petrobras: proposta legislativa tem por objetivo estabelecer estatuto jurídico das empresas estatais
 (Sergio Moraes/Reuters)

Petrobras: proposta legislativa tem por objetivo estabelecer estatuto jurídico das empresas estatais (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 16h07.

Brasília - O relator da CPI mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), propôs, em seu relatório final, um projeto de lei que cria uma espécie de regime diferenciado de contratações (RDC) que atenda à estatal petrolífera.

A proposta legislativa tem por objetivo estabelecer um estatuto jurídico das empresas estatais.

"A lógica adotada no RDC é adequada à Petrobras e às demais empresas estatais. No entanto, alguns ajustes e adaptações são necessários", afirmou o relator, em seu parecer.

Atualmente, a Petrobras, que não segue a Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) e se vale do decreto 2.745, editado no governo Fernando Henrique Cardoso (1998), para realizar as suas contratações.

A proposta prevê que a Petrobras e demais estatais têm capacidade para elaborar o projeto básico antes da contratação de obras e serviços de engenharia.

Dessa forma, o projeto de lei prevê que as licitações vão partir de um projeto básico feito preferencialmente pela estatal e, se o contratado quiser propor obras adicionais, por exemplo, dependerá de um acordo entre as duas partes.

O projeto de lei determina que se faça uma única concorrência, sem o parcelamento do objeto, no caso de construção de nova unidade de refino.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasContrataçõesEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisgestao-de-negociosIndústria do petróleoIrregularidadesPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas