Brasil

Rejeição a governo Dilma dispara e atinge 64% em março

Ainda de acordo com o levantamento, 12 por cento avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 40 por cento em dezembro


	Dilma Rousseff: ainda de acordo com o levantamento, 12 por cento avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 40 por cento em dezembro
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Dilma Rousseff: ainda de acordo com o levantamento, 12 por cento avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 40 por cento em dezembro (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 11h53.

Brasília - A avaliação negativa do governo da presidente Dilma Rousseff disparou para 64 por cento em março, ante 27 por cento em dezembro, em meio à piora no cenário político e econômico e ao escândalo envolvendo a Petrobras, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira.

Na outra ponta, o número dos que avaliam o governo como ótimo ou bom despencou para 12 por cento, ante 40 por cento em dezembro. É a pior avaliação positiva de um presidente da série histórica da pesquisa.

Apenas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atingiu patamar semelhante, no início do seu segundo mandato em 1999, quando chegou a ter aprovação positiva de 16 por cento.

A pesquisa, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou ainda que 23 por cento avaliam o governo como regular, ante 32 por cento em dezembro.

Já a aprovação da maneira de governar da presidente desabou para 19 por cento, comparado aos 52 por cento de dezembro, enquanto a desaprovação saltou para 78 por cento, ante 41 por cento.

Esse também é o pior patamar da série histórica da pesquisa para presidentes. O levantamento mostrou também que três em cada quatro brasileiros não confiam na presidente.

Segundo a sondagem apenas 24 por cento dos entrevistados confiam em Dilma, contra 51 por cento que confiavam nela em dezembro, enquanto 74 por cento não confiam, ante 44 por cento.

Segundo a pesquisa, a perspectiva futura do governo também é ruim para Dilma.

Para 55 por cento dos entrevistados, ela fará um governo ruim ou péssimo daqui para frente. Apenas 14 por cento acreditam que a gestão será ótima ou boa no restante do mandato.

Para 76 por cento dos entrevistados, Dilma está fazendo um segundo governo pior do que o primeiro. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 21 e 25 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

*Atualizado às 11h53
Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaIbopePersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Dino mantém suspensão de emendas e critica falta de informações do Congresso ao STF

Tarcísio reúne 35 prefeitos da região metropolitana para reforçar campanha de Nunes no 2º turno

Não se mexe em instituições que estão funcionando, diz Barroso após pauta anti-STF avançar na Câmara

Fuad Noman tem 48% e Bruno Engler, 41%, no segundo turno em BH, diz Datafolha