Brasil

Reitoria da PUC-SP demite 50 e nega corte de despesas

A Universidade demitiu cerca de 3% do corpo docente


	Aluno da PUC-SP: segundo a instituição, o ajuste na folha salarial permitirá mais investimentos em pesquisa e infraestrutura em 2015
 (Divulgação)

Aluno da PUC-SP: segundo a instituição, o ajuste na folha salarial permitirá mais investimentos em pesquisa e infraestrutura em 2015 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 09h28.

São Paulo - A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) demitiu nesta quarta-feira, 17, 50 professores - cerca de 3% do corpo docente.

Segundo a instituição, o ajuste na folha salarial permitirá mais investimentos em pesquisa e infraestrutura em 2015.

Para a Associação de Professores (Apropuc), a medida é reflexo de um corte de custos, o que a reitoria nega.

Os demitidos foram avisados ontem, na véspera das férias letivas. Muitos souberam da rescisão dos contratos por telegrama. "Pegou a todos de surpresa", afirmou João Batista Teixeira da Silva, presidente da Apropuc.

A entidade encaminhará à reitoria um pedido de reconsideração e esclarecimento sobre os critérios.

"Entre os demitidos, havia professores com bastante tempo de casa, qualificados e atuantes na pós-graduação", lamentou Silva. A PUC-SP informou que auxiliares de ensino serão promovidos a professores, mas não disse quantos.

Para Silva, as dispensas são para reduzir o comprometimento com salários. A PUC-SP, porém, afirmou que a decisão não tem esse objetivo. Metade das demissões, diz a reitoria, foi pedida pelos próprios departamentos.

Ainda não há balanço oficial das dispensas. Segundo a reportagem apurou, houve demissões nas Faculdades de Economia e Administração, de Educação, de Ciências Humanas e da Saúde e de Filosofia, Letras e Artes.

Em 2005 e 2006, a PUC-SP enfrentou grave crise financeira. Na época, 30% dos seus professores e funcionários foram demitidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDemissõesDesempregoFaculdades e universidadesgestao-de-negociosMetrópoles globaisPUCsao-paulo

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso